Ceprocamp Tec sediará cursos profissionalizantes gratuitos na área de tecnologia

Image removed.O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), vinculado à Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), já conta com um novo local para realização de cursos de qualificação profissional, especialmente na área de tecnologia. O Ceprocamp Tec fica na Unidade Educacional da Fumec Regional Sul, localizada na Vila Georgina (Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, 1554), inaugurada em Campinas, com o objetivo de descentralizar a educação e ampliar a qualificação profissional e o ensino de qualidade nos bairros.    O curso de Introdução à Programação com Python é o primeiro ministrado na nova unidade, que conta com sala ambiente, totalmente remodelada para receber o curso, e desktops novos adequados para as aulas. Os interessados ainda podem fazer inscrição no curso até essa sexta-feira, 10 de novembro, em qualquer unidade do Ceprocamp.   Na tarde desta quinta-feira, dia 9 de novembro, o prefeito Dário Saadi visitou o Ceprocamp Tec e participou de uma das aulas do curso Introdução à Programação com Python, que tem 20 vagas. Também estiveram presentes o secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge, o vereador Carlinhos Camelô, o diretor executivo da Fumec, Ary Pissinatto, a gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp, Andréa Jaconi, e a coordenadora das Unidades Descentralizadas do Ceprocamp, Renata de Almeida Santana Aparecido.     Segundo o prefeito Dário Saadi, a qualificação profissional é fundamental para se formar mão de obra qualificada e atrair mais empregos para a população de Campinas. “As empresas de tecnologia sofrem com a falta de mão de obra qualificada e vocês estão com essa oportunidade em mãos”, declarou durante visita à unidade e aos alunos. O prefeito afirmou, ainda, que no próximo ano serão entregues mais duas unidades do Ceprocamp.   Os alunos também receberam os chromebooks, com modem e chip de internet, que serão utilizados para desenvolver as atividades do curso. “Todos os alunos do Ceprocamp, dos cursos técnicos ou de qualificação profissional, recebem empréstimo de chromebooks para realização das atividades”, explica Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp.      Python   Com 20 vagas, o curso de Introdução à Programação com Python será realizado até dezembro às segundas, terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h10. A carga horária é de 70 horas e é destinado a pessoas acima de 15 anos, cursando a partir do 9º ano ou com Ensino Fundamental II concluído.    O programador Python é considerada uma das profissões mais procuradas e valorizadas da atualidade, além de ser uma carreira em ascensão. A remuneração pode chegar a R$ 5 mil no início de carreira, como aponta o professor Tiago Souza Lobo, do eixo de Informática do Ceprocamp, mais de 20 anos de experiência na área e instrutor do curso.   No programa do curso está o desenvolvimento de algoritmos, já que a linguagem de programação Python é usada em programação de computadores, desenvolvimento de sistemas e games, além de análise de dados.   Segundo o professor, um curso de programação presencial custa entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil. No Ceprocamp, é oferecido gratuitamente aos interessados.  Lobo acredita que o Python esteja em alta por ser uma linguagem simples e muito usada para ciência de dados. Nosso projeto de educação profissional é voltado às vagas reais do mercado de trabalho”, completa Andréa Jaconi. Os alunos dos cursos de qualificação profissional do Ceprocamp recebem passe de ônibus para os dias de aula (a depender dos critérios de elegibilidade), lanche e uniforme.     Sobre o prédio   Com uma área construída de aproximadamente 600 m², o prédio da Unidade Educacional da Fumec Regional Sul passou por uma reforma para instalação de elevador com o objetivo de garantir o acesso às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção. O investimento foi de R$ R$ 485.462,81. No local, funciona uma sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Anos Iniciais, além de ser a Unidade Educacional da Fumec da Casa Escola Rosa dos Ventos, Maria Pavanatti Fávaro e do Programa Apoio à Alfabetização.     Ceprocamp   O Ceprocamp foi inaugurado em 2004 e mais de 36 mil alunos já passaram por formação na escola, sendo 30 mil em cursos de qualificação profissional e 6 mil em cursos técnicos. Somente em 2023, mais de 6,3 mil alunos foram atendidos tanto no ensino técnico (6 cursos) quanto nos 41 cursos de qualificação profissional (20 ou 10 semanas).   Ao todo, o Ceprocamp tem seis unidades: Ceprocamp Centro, José Alves (Satélite Íris), Campo Grande, Ouro Verde, Campo Belo e Ceprocamp Tec (Regional Sul), além da descentralizada Cambará.  Os cursos de Qualificação Profissional também são realizados em cinco Instituições Parceiras (CIC Vida Nova, Vila União, São Bernardo, São Marcos e Mão Amiga) e em três Unidades Móveis (Carretas), com capacidade para 38 alunos por turma, ar-condicionado, um notebook para cada aluno e tela interativa (lousa digital).     Campinas, 250 anos - Conectada com o Amanhã"   A entrega do Ceprocamp Tec integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para os cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.   Saiba mais pelo site https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.