Ceprocamp recebe 391 matrículas para cursos gratuitos de qualificação na 1ª semana

Desde a abertura das matrículas, no último dia 18 de setembro, o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), vinculado à Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), já contabiliza 391 inscritos, somente na primeira semana, para o preenchimento de 735 vagas em 18 cursos gratuitos de qualificação profissional, que serão oferecidos a partir do dia 4 de outubro. Dos inscritos até o momento, 271 matrículas, ou seja, 69,3% são mulheres.

 

Já foram preenchidas todas as vagas em sete cursos: Auxiliar Administrativo – (manhã - Ouro Verde), Informática Básica (noite - Ouro Verde), Informática Básica (tarde - Ouro Verde), Informática Básica (manhã - Ouro Verde), Informática Básica (tarde - Campo Grande), Auxiliar Administrativo Básico (manhã – Centro) e Manutenção de Computadores (noite – Centro).

 

Entretanto, a coordenadora da Secretaria Escolar do Ceprocamp, Thayná Saletti Ujimori, observa que ainda existem excelentes possibilidades de qualificação nas outras 11 opções com vagas disponíveis. “É o caso do curso de Garçom, em alta no setor de bares e restaurantes, que voltou a ter seu mercado aquecido, e o curso de recepcionista, uma ótima opção para as jovens em busca do primeiro emprego”, orienta.

 

 

O professor e também coordenador do curso Técnico em Administração do Ceprocamp, Alencar José de Oliveira Scafi, explica que os cursos de qualificação profissional são ótimas oportunidades para quem busca especialização ou aprofundamento em assuntos mais específicos. “Nossos cursos técnicos oferecem uma grade curricular genérica, com noções em várias áreas, por isso, a qualificação profissional é destinada ao aprofundamento em um determinado assunto, possibilitando que a escola fidelize o aluno e que este foque naquilo que realmente seja importante para sua vida prática”, acrescenta.

 

Alencar considera os cursos de qualificação de 10 semanas extremamente importantes para quem espera resultados mais rápidos para obtenção de um emprego ou recolocação profissional. “Em um semestre, é possível concluir duas qualificações”, explica.

 

Perfil do aluno

 

De julho a outubro de 2023, 1.783 alunos frequentaram os cursos de qualificação profissional de 10 semanas oferecidos pelo Ceprocamp. Desses, 1.158, ou seja, quase 65% eram mulheres. Os 10 cursos mais procurados no período foram: Auxiliar de Recursos Humanos Básico, Informática Básica, Porteiro-Controlador de Acesso, Auxiliar Financeiro Básico, Auxiliar Administrativo Básico, Auxiliar Contábil, Marketing Digital, Recepção e Atendimento, Auxiliar de Logística e Recepcionista.

 

Dos 1.783 inscritos, 33,5% (597) qualificaram-se no Ceprocamp Ouro Verde) enquanto 32,5% (575) optaram pelo Centro. Outros 292 (16,4%) buscaram qualificação profissional no Campo Grande.

 

 

Quando o recorte foi a idade, a faixa etária que mais buscou esse tipo de qualificação ficou entre os 18 e 29 anos, com 33%. Entre 15 e 17 anos, o percentual chegou a 19,8%. Entre 30 e 39 anos e de 40 a 49 anos, a procura esteve equilibrada, com 16% e 16,2%, respectivamente.

 

Matrículas

 

Os novos cursos iniciam-se a partir de 4 de outubro e a inscrição pode ser feita até o início das aulas. Os interessados podem se inscrever presencialmente em qualquer unidade do Ceprocamp (veja relação abaixo), localizadas no Centro, Ouro Verde, José Alves (Satélite Íris), Campo Grande, Campo Belo, Unidade Móvel Padre Anchieta, além da Instituição parceira Vila União (confira relação abaixo). As vagas são preenchidas por ordem de chegada.

 

Para a matrícula, são exigidos originais e cópias de RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade, além de uma foto 3x4. Confira quais são os cursos, unidades que os oferecem e pré-requisitos necessários a cada um deles. As informações também estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp

 

Os alunos dos cursos de qualificação profissional do Ceprocamp recebem passe de ônibus para os dias de aula (segundo critérios de elegibilidade), lanche e uniforme.

 

“É importante que o candidato verifique atentamente o curso escolhido, o local em que será ministrado, a carga horária e os pré-requisitos necessários”, alerta Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional da Fumec/Ceprocamp.

 

 

O comunicado com todas as orientações está publicado na edição do Diário Oficial do Município do dia 11 de setembro (https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/publicacoes-dom/dom/552355048909504895523511.pdf).

 

Especialização e empregabilidade

 

Cursos como Assistente de Comércio Exterior, que será ministrado no Ceprocamp Campo Belo, atendendo às demandas do setor de logística e também o Aeroporto Internacional de Viracopos, Noções de Comunicação e Marketing e Preparação para Processos Seletivos, cujo conteúdo programático inclui desde como se comportar em uma entrevista de emprego até como preparar um bom currículo.

 

Também serão oferecidas capacitações para Garçom, Manutenção de Computadores, Marketing Digital, Agente de Controle de Endemias, Auxiliar Financeiro, Desenvolvimento de Games, Porteiro/Controlador de Acesso, Auxiliar de RH Básico, Inglês Intermediário Para Atendimento Comercial II, entre outras.

 

“A meta é a empregabilidade, buscando a descentralização, para que as pessoas não precisem se deslocar tanto para conseguir qualificação e emprego”, destaca o diretor executivo da Fumec, Ary James Pissinatto.

As aulas serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite, levando em conta a grade horária de cada curso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3731-3650. Também estão à disposição o WhatsApp (19) 99802-2423 e o e-mail: sec.ceprocamp@campinas.sp.gov.br.

 

Locais e horários para realização da matrícula, por ordem de chegada:

 

- Ceprocamp Centro (Avenida Vinte de Novembro, 145, Centro - ao lado da estação cultura), das 9h às 19h;

- Ceprocamp José Alves (Avenida Professor Mario Scolari, 91, Satélite Iris), das 9h às 19h

- Ceprocamp Ouro Verde (Rua Armando Frederico Renganeschi, 61, Jardim Cristina - localizado dentro do Hortoshopping ao lado do Terminal Ouro Verde), das 9h às 17h

- Ceprocamp Campo Grande (Rua Edson Luiz Rigonatto, 1.343, Jardim Santa Clara), das 9h às 19h

- Ceprocamp Campo Belo (Rua Doutor Ademir Cubero Ruano, s/nº), das 9h às 19h

- Unidade Móvel Padre Anchieta (Avenida João Paulo II, 110, Vila Padre Anchieta, ao lado do Terminal Padre Anchieta) Das 9h às 16h;

- Unidade Móvel Monte Cristo (Rua Wabi Abdala Gnatos, 07, Jardim Monte Cristo (Associação Douglas Andreani) - Das 9h às 16h.

- Vila União/Instituição Parceira (Rua Dusolina Leone Tournieux, 143, Vila União) Das 9h às 16h