Ceprocamp certifica alunos do projeto-piloto do curso de pintor de paredes

Os 11 alunos concluintes do projeto-piloto do curso de Qualificação Profissional de Pintor de Paredes do o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), vinculado à Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), receberam seus certificados na tarde desta quarta-feira, dia 11 de outubro, no Ceprocamp José Alves (Satélite Íris) onde as aulas foram realizadas.

Estiveram presentes à solenidade Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp, e representantes das empresas parceiras, como Casa Diamante, Suvinil, #M, Salvabras e Atlas. Os formandos, por sua vez, ressaltaram sua satisfação com o curso e equipe e disseram esperar novas oportunidades no mercado de trabalho para todos.

O curso teve carga horária de 34 horas/aula, duas vezes por semana, no período da manhã, e abordou tanto as técnicas de pintura em ambientes internos quanto em áreas externas, além da utilização de diferentes produtos, equipamentos, utensílios e ferramentas. As partes práticas do curso, que serviram também como trabalho de conclusão, foram a pintura do salão interno do Ceprocamp José Alves e a área externa do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Satélite Íris.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Diamante Comércio de Tintas Ltda e a Suvinil, que se responsabilizou pelos instrutores, material e equipamentos necessários para o curso, sem ônus para a Fumec, que cedeu o espaço e matriculou alunos.

Qualificação para o trabalho

Para Andréa Jaconi, a qualificação profissional ajuda a superar vulnerabilidades, como o desemprego, preparando o cidadão para o mercado de trabalho. “Não parem de estudar, quanto mais cursos fizerem, mais prontos estarão para quando surgirem oportunidades de trabalho”, declarou.

Segundo a gestora, a capacitação de Pintor de Paredes é voltada ao mercado de trabalho e cumpre a meta 10 da EJA Integrada, do Plano Municipal de Educação, cujo objetivo é oferecer no mínimo 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional, constituindo um sistema público de educação para os trabalhadores”, avaliou Andréa, que ressaltou, também, que a formação pode ser uma excelente opção para as mulheres, cuja mão de obra está sendo cada vez mais utilizada pela construção civil.

Plano Municipal de Educação e Meta 10

O Plano Municipal de Educação (Lei Municipal 15.029/2015) é uma política educacional que prevê um conjunto de reflexões, intenções e ações que respondem a demandas reais da educação no município de Campinas, orientadas por estratégias de curto, médio e longo prazo. Engloba ações de todas as esferas administrativas atuantes no município: a rede estadual de ensino, as instituições federais de educação e as escolas privadas que, apesar de serem de livre iniciativa, devem colaborar e se submeter às regras e às leis públicas.

A Meta 10, que trata da EJA Integrada, tem por objetivo oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional, constituindo um sistema público de educação para os trabalhadores, por meio das redes públicas federais, estaduais e municipais. É constituída por 13 estratégias dentre as quais se inclui assegurar a política pública de educação de jovens e adultos voltada à conclusão do ensino fundamental e a formação profissional inicial, de forma a estimular a conclusão da educação básica. Para conhecer mais sobre o Plano e suas metas, acesse o link https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaroriginal/id/128617.