Criado no Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), vinculado à Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), com a proposta de auxiliar os estudantes em estágios, primeiro emprego, contratações em regime celetista, além de funcionar como consultoria para aqueles que desejam empreender, o Projeto Emprego Profissional Inclusivo (Pepi) busca ampliar, em 2024, o número de parcerias com empresas de Campinas e Região.
A professora Izabela Ribeiro Zulato, coordenadora do Pepi, revela que, em 2023, o projeto divulgou cerca de 800 vagas de oportunidades aos alunos do Ceprocamp. “Nossa meta é ampliar ainda mais esta divulgação para que nossos alunos encontrem emprego ou recolocação profissional", adianta. Empresas interessadas em divulgar vagas de emprego ou estágio podem entrar em contato direto no email pepi.ceprocamp@educa.fumec.sp.go.br.
O Ceprocamp atua como facilitador entre o aluno e a vaga de emprego. “Como escola pública, não podemos indicar alunos a vagas. Fazemos a captação das vagas junto às empresas e disponibilizamos na nossa plataforma. O contato e todo o processo seletivo é feito diretamente entre aluno/empresa”, explica a professora Izabela.
Foco no empreendedorismo
Segundo a professora, outra meta do Pepi é investir nas orientações para os alunos que desejam empreender. “Pretendemos orientar e garantir que o aluno que deseja abrir seu próprio negócio também encontre as informações necessárias”, acrescenta.
Além do aumento da rede de contatos para divulgação de vagas e oportunidades, o Ceprocamp pretende ampliar as palestras com professores e convidados com o objetivo de ampliar o número de atendimentos e encaminhamentos.
CPAT
Em 2023, foram realizados 28 encaminhamentos e 15 atendimentos. Na parceria com o Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT), ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, foram 66 atendimentos desde 2022.
Izabela reforça a importância da parceria com o CPAT, que realiza palestras periódicas no Ceprocamp e orientações em relação ao cadastro de vagas disponíveis, para o Pepi.
As vagas anunciadas são cadastradas no sistema e, posteriormente, é feito o cruzamento com o Sistema Nacional do Emprego (SINE) que reúne informações dos trabalhadores que estão em busca de oportunidades. Os empregadores podem anunciar vagas de emprego pelo atendimento on-line (chat) no site https://cpat.campinas.sp.gov.br/. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h20.
Início
O Projeto Emprego Profissional Inclusivo nasceu a partir da observação das necessidades dos alunos em relação ao emprego ou recolocação profissional. “Notamos que a preocupação com o emprego era uma constante entre nossos alunos e desenvolvemos o projeto para ajudá-los nessa busca”, afirma a Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp. Ela observa que os estudantes dos cursos de qualificação profissional (10 ou 20 semanas) também procuram o serviço.
Andréa Jaconi acrescenta que o Pepi vem ao encontro da missão da escola, baseada na promoção de cursos de educação profissional, formação cidadã e capacitação para o mundo do trabalho, para a população da Região Metropolitana de Campinas. “Temos como prioridade apoiar a realização do projeto de vida das pessoas, promover a inclusão e a reinserção social e desenvolver oportunidades de profissionalização”, explica.