Ceprocamp abre inscrição para 150 vagas em cursos técnicos gratuitos na segunda, 4/12

Com a proposta de viabilizar educação profissional gratuita e de qualidade para a população de Campinas, especialmente àqueles economicamente mais vulneráveis, o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), vinculado à Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), abrirá 150 vagas para cursos técnicos gratuitos em nível médio, no primeiro semestre de 2024. As inscrições começam nesta segunda-feira, dia 04 de dezembro, às 9h, e podem ser feitas, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico http://www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp, até às 23h59 do dia 15 de dezembro.   Os cursos técnicos disponíveis para o primeiro semestre de 2024 são: Enfermagem (manhã), Administração (tarde e noite), Meio Ambiente (noite) e Segurança do Trabalho (noite). Cada turma tem 30 vagas. As aulas são ministradas exclusivamente no Ceprocamp Centro, localizado na avenida 20 de novembro, 145, ao lado da Estação Cultura.   De acordo com Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp, o ensino técnico amplia consideravelmente as chances de quem deseja ingressar de forma mais rápida no mercado de trabalho. “Uma pesquisa realizada pelo Insper, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Unibanco, divulgada esta semana, mostra que a educação técnica está entre os investimentos públicos mais rentáveis no País”, afirma Andréa.   Segundo o estudo, a cada R$ 1 investido na educação profissional e tecnológica de nível médio, possibilita aos egressos da formação profissional um retorno na própria remuneração superior a R$ 3.   O ensino técnico, aponta a gestora, é, atualmente, uma ferramenta potente para alavancar o desenvolvimento econômico. “Podemos contribuir para a formação de uma mão de obra qualificada, ampliando a oferta para as empresas e ajudando aqueles que mais precisam. Outra vantagem é que o aluno ainda pode começar a estudar junto com o segundo ano do ensino médio”, aponta.   Desde 2015 lecionando no curso de técnico de Meio Ambiente do Ceprocamp, o tecnólogo sanitarista e professor Fábio Nascimento da Silva garante que a maioria dos ex-alunos consegue colocação profissional.   “O que mais me orgulha são as mulheres na área ambiental, tratamento de água e esgoto, conquistando o mercado de saneamento que, até então, era predominantemente masculino”, avalia.     Ingresso no Ceprocamp   Para ingresso em um dos cursos técnicos, o candidato deverá estar cursando, em 2024, o 2º ano do Ensino Médio Regular, o 2º termo do Ensino Médio/EJA, ou ter concluído o Ensino Médio, ser classificado dentro do número de vagas oferecidas no curso escolhido e possuir e-mail válido.   Além disso, deve possuir a idade mínima (16 anos) para todos os cursos, exceto para os técnicos em Segurança do Trabalho e Enfermagem, cuja exigência é ter completado 18 anos até a data de início das aulas, previstas para começarem em 5 de fevereiro de 2024.