Campinas está em estado de alerta com umidade do ar em 19,4% e temperatura em 37,3ºC

A onda de calor colocou Campinas em estado de alerta pela baixa umidade relativa do ar (URA). O índice baixou a 19,4% às 13h desta segunda-feira, 13 de novembro. Alerta também para a temperatura que alcançou 37,3ºC às 12h de hoje.      A orientação para a população é proteger-se do sol, beber bastante água e procurar locais arejados. "Há risco de insolação, por isso, é importante seguir à risca a recomendação de manter-se afastado do sol", reforça o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.      O alerta para baixa umidade do ar também traz recomendações como não realizar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em locais fechados e usar soro fisiológico para umidificar os olhos e o nariz.      A Prefeitura de Campinas já havia emitido alerta ao meio-dia, após a temperatura chegar a 34,6ºC às 10h.      Maior temperatura em novembro desde 1997   No domingo, 12 de novembro, a temperatura em Campinas atingiu 37,4ºC. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) foi a maior temperatura registrada na cidade desde 1997 para o mês de novembro.     A nota técnica emitida pelo Cepagri indica que na série histórica do Centro de Pesquisas (desde 1989), até o momento, a maior temperatura (máxima diária) para o mês de novembro havia sido de 36,8ºC entre 9 e 10/11/1997 (e outros dias com temperaturas acima de 36ºC), e, em anos mais recentes, houve registro de 36,2ºC entre 9 e 10/11/2020.      Próximos dias   O boletim meteorológico especial da Defesa Civil do Estado informa que, entre terça-feira, 14, e quinta-feira, 16, as temperaturas na região de Campinas continuam a subir gradativamente devido ao predomínio de uma massa de ar quente. São esperados momentos de calor intenso. A previsão é de máximas de 38ºC e sensação térmica de 40ºC.     As orientações continuam sendo proteger-se do sol, evitar exercícios ao ar livre nos períodos mais quenets do dia e beber muita água. As pessoas também não devem colocar fogo na vegetação. É um crime ambiental e o risco para incêndios será elevado.      Medidas da Prefeitura   A Secretaria Municipal de Educação encaminhou comunicado para todas as unidades da rede municipal com a seguinte orientação: evitar atividades físicas nos horários de sol intenso, reforçar hidratação e, se for manter atividades pedagógicas ao ar livre, realizar em locais arborizados, com sombra. As medidas valem enquanto durar a onda de calor.      As equipes de Serviços Públicos recebem equipamentos de proteção contra o sol: chapéu, boné, blusa de manga comprida, luvas e água à disposição. Não há mudança na rotina, assim como para outras equipes que prestam serviço para o munícipio.      A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, em parceria com a Sanasa, realiza a Operação Altas Temperaturas, voltada à população em situação de rua. A ação consiste na intensificação da abordagem, por parte do SOS Rua, da oferta de albergamento e de água a esse público. As equipes itinerantes do SOS Rua também orientam sobre medidas para enfrentar o tempo, como evitar o sol. A Sanasa fornecerá água até o final do fenômeno meteorológico.      Onda de calor   O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta de onda de calor, que se caracteriza por temperatura 5ºC por período maior do que cinco dias, em estados das regiões Sudeste e no Centro-Oeste.