Autorizado início das obras de creches nos Jardins do Lago 2 e Fernanda

O prefeito Dário Saadi autorizou, nesta quarta-feira, 8 de março, o início de obras para a construção de duas creches, uma no Jardim do Lago 2 e outra no Jardim Fernanda, ambos na região Sul da cidade. No sábado, o prefeito já havia autorizado para construção de outras duas creches, nos residenciais São Bento e São Luiz.

Cada unidade atenderá 320 crianças, com idades de 0 a 5 anos, nos períodos integral e parcial. A expectativa é que elas comecem a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. Essas creches integram o Programa Espaço do Amanhã, que construirá, simultaneamente, 16 centros de educação infantil, em toda a cidade.

O objetivo é diminuir o déficit de vagas na Educação Infantil, para crianças com idade de 0 a 3 anos, que hoje está em 4.500 vagas.

“Estamos nos preparando para zerar a fila de vagas em creche, em Campinas”, disse o prefeito Dário Saadi. “O que queremos é dar a chance para que todas as crianças tenham uma vaga em creche”, completou o vice-prefeito Wanderlei de Almeida.

Com as novas unidades educacionais, o número de vagas na Educação Infantil municipal será ampliado em mais de 5 mil vagas. O Programa Espaço do Amanhã terá um investimento de R$ 144 milhões, que serão viabilizados com recursos da Prefeitura.

“Criança demanda vaga em escola e hoje não temos com atender a todas. O nosso intuito é que cada criança tenha a sua matrícula na escola”, explicou o Secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge.

O Programa Espaço do Amanhã está levando creche onde estão as maiores demandas na cidade, de acordo com um estudo baseado no Cadastro da Educação Infantil que é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação.

As unidades serão construídas nos bairros: Jardim do lago II, Residencial Cosmos, Dic I, Parque Itajaí, Jardim Santa Rosa (Residencial Cittá), Residencial Campo Florido II, São Luiz, Dic IV, Vila Olímpia, Distrito do Ouro Vrde, Jardim São Bento, Parque dos Pomares, Paraíso de Viracopos, Jardim Fernanda, Bosque das Palmeiras e Distrito do Campo Grande.

Rede Municipal de Ensino

A Rede Municipal de Ensino tem 208 unidades, sendo 163 de Educação Infantil, 44 entidades colaboradoras de Educação Infantil e 45 escolas de Ensino Fundamental. Ao todo são 61,9 mil alunos matriculados.