Atividades na Estação Cultura encerram a Semana do Brincar da Educação, neste sábado

A Secretaria Municipal de Educação encerra neste sábado, 27 de maio, a Semana do Brincar, com uma série de atividades, abertas ao público, e voltadas para as crianças, na Estação Cultura, no Centro. O evento é realizado em parceria com o Programa Primeira Infância (PIC) e a Secretaria Municipal de Cultura. Entre as atividades estão teatro de fantoches, brincadeiras indígenas e oficinas circenses. O canil da Guarda Municipal também marcará presença com o Show Dog e a Emdec levará sua minicidade, que simula a circulação no ambiente urbano.

“As diretrizes da Educação Infantil Municipal certamente têm o brincar como uma das bases para a aprendizagem e o desenvolvimento dos nossos alunos”, disse o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.

Desde o início da semana, a Prefeitura de Campinas, por meio de ações intersetoriais entre as secretarias, têm ressaltado a importância das brincadeiras infantis como parte do desenvolvimento da criança.

“É no brincar que as crianças ampliam seus repertórios culturais. Portanto, brincar é indispensável. Esse é um movimento mundial e uma oportunidade também de chamar a atenção dos adultos para brincar com as crianças”, falou o secretário adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti.

Atividades

O encerramento da Semana do Brincar na Educação é aberto à população, com entrada franca. As atividades começam a partir das 13h, na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto s/nª, Centro).

Semana do Brincar   A Semana do Brincar é uma iniciativa mundial. Este ano tem como tema em Campinas "A natureza do brincar". As atividades buscam promover a convivência familiar e comunitária, além de estimular o respeito ao próximo e o desenvolvimento das crianças.     A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, organiza o evento, que faz parte do calendário oficial da ONU e é celebrado em diversos países na semana do Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio. A Semana do Brincar foi instituída no calendário oficial de Campinas por meio da Lei Municipal nº 15.606/2018 e regulamentado pela Decreto nº 19.956/2018.

Como parte da programação, a Prefeitura lançou um site específico sobre brincadeiras infantis – “Brincar é PIC”, que pode ser acessado pelo link https://piccampinasprimeir.wixsite.com/brincar. A iniciativa é do PIC.

Encerramento da Semana do Brincar da Educação

Data: 27/05/2023 (Sábado)

Horário: a partir das 13h

Local: Estação Cultura

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, centro

13h – Show Dog – Canil da Guarda Municipal

Teatro de Fantoches

Minicidade da Emdec

Brincadeiras Indígenas com Luciana Caetano

Oficinas circenses com o Circo Além da Lona

14h – Apresentação do Coral Guarani com o grupo Xondaros

15h30 – Show Hora da História com a atriz e apresentadora Carla Fioroni.