Atendimentos do "Caminhos para o Futuro" chegam a 355 na primeira semana

O projeto “Caminhos para o Futuro”, iniciado última quarta-feira, totalizou nesta sexta-feira, dia 10 de março, 355 atendimentos à população em situação de rua no Centro de Campinas. Entre as várias histórias testemunhadas pelas equipes da Prefeitura, algumas chamam a atenção: três homens retomaram os estudos e se inscreveram no Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos já estão frequentando as aulas. Uma outra também relevante: um homem aceitou dar um tempo das ruas e abrigar-se no albergue municipal.     Para a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, o saldo foi positivo. “Essa primeira semana de atividade demonstra a importância de projetos como esse na promoção da inclusão social e na melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de rua. É importante promover a autonomia entre esses cidadãos”, afirmou.     Reunindo servidores da Assistência Social, da Saúde, da Segurança Pública e da Educação, o projeto “Caminhos para o Futuro” consiste em um mutirão de atendimento à população em situação de rua no Centro de Campinas, das 9h às 17h. A mobilização ocorre na Praça Ruy Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana.      Foram montadas quatro tendas para abrigar as equipes de atendimento. Uma série de serviços são oferecidos ali. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, reforçada pela equipe do SOS Rua, oferece abrigo, vales para o Bom Prato, atendimento do Centro Pop e o Programa Recomeço.     A Secretaria de Saúde está presente com uma equipe para realizar atendimentos do Consultório na Rua e encaminhamentos para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A Secretaria de Educação disponibiliza cursos de alfabetização para a população adulta em situação de rua, promovidos pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec).