Alunos do Primeira Nota se apresentam no Teatro Castro Mendes

Os alunos do Projeto Primeira Nota subiram ao palco do Teatro José de Castro Mendes, na Vila Industrial, na noite da quarta-feira, 22 de novembro, durante a 7ª edição do Festival de Inverno. Os estudantes encantaram o público com apresentações de instrumentos e vozes, nos mais variados ritmos musicais.   O concerto, que foi aberto ao público com a entrada gratuita, teve a apresentação dos grupos de cordas, sopro, percussão e coral. No repertório músicas clássicas, regionais, MPB, que agradaram a todos com os mais variados estilos musicais.   “Hoje, meu filho é um dos percussionistas do Primeira Nota e vai cantar no coral. Estou cheia de orgulho, emocionada, feliz por essa oportunidade. Sem contar que é uma alegria estar em um teatro maravilho como este. É de se emocionar”, contou a mais nova mãe do projeto, Mariah Neves, que pela primeira vez assistiu o seu filho autista tocando em um teatro municipal.   Tradicionalmente, o Projeto Primeira Nota realiza dois Festivais (Inverno e Verão) ao longo do ano. Os concertos são uma das formas de apresentar e divulgar o desenvolvimento que os alunos tiveram durante o semestre letivo. A pretensão também é formar públicos que apreciem uma boa música instrumental e vocal.   Aluno do curso de violino, Daniel Ferreira integra o projeto há oito anos. “Eu encontrei a minha paixão. O Primeira Nota é tudo para mim porque ele me realizou. É algo que eu gosto, eu gosto de vir todo ano me apresentar, eu chamo a minha família, meus amigos, é uma coisa que eu amo”, explicou o estudante.     Projeto   O projeto Primeira Nota foi implantado em 2014 e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Artes da Unicamp. Por meio deste convênio são oferecidas aulas de música para os estudantes das escolas públicas de Campinas. Elas são ministradas no Centro Escolar Municipal de Música "Manoel José Gomes" (Cemmaneco), na Vila Marieta.   À frente do Cemmanecco há quase uma década, a diretora da escola, Leila Sarubi, relata como ficam as emoções para quem está no comando destes espetáculos. “É muita alegria, muita adrenalina. Cada ano tem sua particularidade e sua história. Posso dizer que esse concerto já é uma prévia do que vem pela frente, quando completamos dez anos”, disse.   Alunos das redes públicas e particular de ensino, com idade entre 7 a 14 anos, podem se matricular para as aulas gratuitas de musicalização, coral infantil, coral jovem, instrumentos de cordas, sopro, percussão, teoria musical e prática de conjunto.