Alunos de Comércio Exterior terão aula inaugural no Campo Belo

Os estudantes da primeira turma do curso de Qualificação Profissional de Assistente de Comércio Exterior, terão uma aula inaugural do curso nesta segunda-feira, 2 de outubro, às 18h50, no Ceprocamp Campo Belo. A aula será promovida pelo Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), vinculado à Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (Sindasp), que atua no Aeroporto Internacional de Viracopos.   Participam da aula inaugural a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o diretor executivo da Fumec, Ary James Pissinatto, e Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional da Fumec/Ceprocamp, além de representantes do Sindasp.   Segundo Andréa, a demanda pela criação do curso surgiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em reunião com o Sindasp. “A crise econômica desencadeada após a pandemia, o alto índice de desemprego e a queda na renda das famílias trouxeram a necessidade de reposição da mão de obra qualificada e qualificação rápida dos jovens para recomposição dessa renda. E as empresas do entorno de Viracopos apresentam essa necessidade”, pondera.   A grade curricular propõe noções de comércio internacional, Comércio Exterior, Modais de Transporte, sistemáticas de importação e exportação, noções de ética e compliance. “Seguindo a determinação do prefeito Dário Saadi, estamos levando cursos de qualidade para regiões mais afastadas do Centro de Campinas”, afirma o diretor executivo da Fumec, Ary Pissinatto.    O curso de Assistente de Comércio Exterior será realizado no Ceprocamp Campo Belo (rua Doutor Ademir Cubero Ruano, s/nº), no período da tarde, quatro vezes por semana). A carga horária é de 160 horas/aula ou 133 horas e destina-se a pessoas acima de 16 anos, com 7ª série ou 8º ano do ensino fundamental. As aulas começam oficialmente no dia 4 de outubro, assim como dos outros 18 cursos de qualificação profissional cujas inscrições ainda estão abertas. Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp.