Alunos da EJA aprendem o processo para produção de um livro

Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita de 2.600 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria Municipal de Educação implantou o projeto “Como nasce um livro?”, em parceria com a Academia Campinense de Letras.    Os estudantes participaram de um curso de literatura, que aconteceu por meio de 20 encontros presenciais e semanais. O objetivo foi oferecer aos estudantes o conhecimento de como acontece o processo de construção de uma obra literária, que vai desde a concepção, passando pela ilustração, edição até a fase de impressão da publicação.   Neste mês de agosto, professores e alunos conheceram de perto como foi elaborada a obra “Doroteia, a velhinha que gostava de dançar”, da escritora campineira Margareth Brandini Park. Além de se aprofundarem na forma em que a autora trabalha, passaram a compreender melhor a fluidez da dinâmica do processo criativo.   Há mais de uma década, a professora Fabrícia Martins Gomes trabalha com alunos da EJA. “O envolvimento dos alunos em projetos como este é de suma importância, principalmente por se tratar de um público que possui suas especificidades e que almeja participação e realização dos seus projetos de vida”, afirmou a docente.   Histórias vão virar livro   Finalizada a fase das oficinas, os estudantes foram convidados a escrever uma redação sobre suas memórias e vivências. As 100 melhores histórias serão publicadas, por meio de um livro, patrocinado pela editora Letra Viva, em uma edição especial. “A grande questão de remexer no vivido, trouxe à tona não somente histórias, mas batalhas, dores, superações e sonhos. Foi um momento de muitas emoções, lágrimas e abraços entre nós, professoras e alunos.”, destaca a professora Fabrícia Gomes.   Nycolle dos Santos Guilherme tem 16 anos e estuda na EJA. A aluna ressalta que escrever lhe trouxe várias sensações e o projeto lhe deu uma experiência única e especial que nunca imaginou participar. “O passado é uma coisa difícil de se relembrar, mas há coisas que não devem ser apagadas. E isso significou muito para mim, que é poder fazer com que outras pessoas conheçam a minha trajetória”, contou a estudante.   Proximidade com a escrita   Mais do que mostrar aos estudantes da EJA a importância de refletir sobre si e sobre o mundo, o projeto “Como nasce um livro?” deu a oportunidade de se aproximarem da produção escrita e de compreenderem, na prática, a importância da leitura.   “A mudança na textualidade e empenho se transformam muito quando a produção escrita ganha visibilidade, conexão com a realidade. A autoria ganha foco para além dos muros escolares e isso é o que mais almejamos”, declara Fabrícia Gomes.