Alunos cegos ou com baixa visão receberam óculos com dispositivos digitais

Quarenta alunos cegos ou com baixa visão da rede municipal de ensino receberam na tarde desta sexta-feira, 17 de março, óculos com um dispositivo digital, que escaneia, em tempo real, e "traduz" por meio de voz, ambientes, objetos, textos e identifica pessoas. Na tarde desta sexta-feira, o prefeito Dário Saadi entregou alguns equipamentos com a nova tecnologia aos alunos da Educação Especial matriculados na rede municipal de ensino.     “Não dá para explicar o que estou sentindo”, afirmou Júlio César de Castro Soares, de 9 anos, que é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emílio Miotti, no Jardim Santa Lúcia. Ele tem baixa visão. “Meu filho vai ter mais independência”, disse emocionada a mãe de Júlio, Jaqueline Raquel Soares Pessoa. Assim como Júlio, outros 39 estudantes vão receber os óculos, que permitirão ter uma “visão artificial”. “A proposta é oferecer ao aluno todas as ferramentas que possibilitem a absorção do conhecimento”, explicou o secretário de Educação, José Tadeu Jorge.       O investimento foi de R$ 1,2 milhão na aquisição de 81 aparelhos. Os óculos serão concedidos aos alunos para que eles usem tanto na escola quanto em casa, por meio de comodato (empréstimo). A rede municipal de ensino tem 69 mil alunos matriculados, sendo 1,8 mil na Educação Infantil.      Nova tecnologia   A nova ferramenta de inclusão também estará disponível nas 28 salas de recursos da rede municipal (onde os alunos da Educação Especial fazem atividades de inclusão no contraturno escolar) e nos órgãos administrativos da Secretaria Municipal de Educação, que fazem atendimento público.     “Essa é uma ação extremamente inclusiva. O poder público tem de ter essa sensibilidade e oferecer estrutura para a aprendizagem e de inclusão”, disse o prefeito.     Tanto os alunos quanto os pais e familiares vão receber um curso para o uso da tecnologia. No entanto, não há muito segredo na utilização do aparelho. Para ligar, basta dar dois toques no dispositivo. Em seguida, ele começa a fazer a leitura dos ambientes, livros, telas e assim sucessivamente.