Secretaria da Educação lança cartilha de orientação/prevenção ao bullying

As escolas municipais de Campinas contam, a partir desta quinta-feira, 20 de outubro, com uma "Cartilha de Orientação de Combate ao Bullying". O evento de lançamento do guia foi realizado nesta manhã, no anfiteatro da Escola Estadual Carlos Gomes, no Centro, no Dia Mundial de Combate ao Bullying.       “A prevenção e o combate ao bullying nas escolas devem ser permanentes. Antigamente o bullying era considerado uma brincadeira, o que não é. Ele deixa marcas sérias”, disse o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.     Além do chefe da pasta da Educação municipal, participaram do evento o coordenador do Programa Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari; o coordenador do Programa de Combate e Enfrentamento ao Bullying na rede municipal de ensino, Mário Marcelo Ramos; o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Rodrigo Augusto Oliveira; o juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcelo da Cunha Bergo; a psicóloga e produtora do filme "Perto Demais", Vanessa Rodrigues, que trata do assunto.     Há quatro anos, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas implantou um programa de prevenção e enfrentamento ao bullying nas escolas municipais. Desde então, são desenvolvidas atividades com toda a comunidade escolar, o que envolve os alunos e os profissionais das unidades.     “Percebemos, de fato, o compromisso do município em encarar essa questão. A Cultura de Paz preza por valores que não são tão caros, como a empatia”, afirmou o promotor de Justiça, Marcelo da Cunha Bergo. “Como juiz da Vara da Infância me convenço, cada vez mais, do papel de cada um na sociedade, e não vejo outra solução que não seja essa rede de apoio entres os poderes públicos", argumentou.     Durante o lançamento da Cartilha, os convidados assistiram a apresentação do filme "Perto Demais".