Projeto de lei prevê criar 100 cargos de agente de organização escolar

O prefeito Dário Saadi encaminhou, nesta segunda-feira, dia 20 de junho, para a Câmara Municipal, o projeto de lei que prevê a criação de 100 cargos efetivos de agente de organização escolar. A proposta agora será analisada e votada pelos vereadores.     “São cargos efetivos que só poderão ser preenchidos por servidores concursados. Esses profissionais, que substituem os antigos inspetores de alunos e auxiliares administrativos, são essenciais nas unidades de educação e na formação dos nossos alunos”, disse o prefeito.     Além de ser uma ação importante para a implantação da Escola de Educação Integral, a medida também é necessária para a reposição de servidores que se aposentaram ou que foram exonerados e para a composição das equipes das novas unidades que serão inauguradas no município.       Agente de organização escolar     É atribuição dos agentes de organização escolar desenvolver atividades de atendimento nas unidades e de acordo com o planejamento pedagógico; acompanhar o processo de adaptação dos alunos novos na escola e orientá-los sobre os procedimentos de disciplina, regimento escolar, cumprimento de horários, atitudes corretas e cidadania, levando as ocorrências ao conhecimento da direção da unidade.     Também faz parte do dia a dia desses profissionais controlar e orientar entradas e saídas de alunos; acompanhar as reuniões de planejamento e avaliação do projeto pedagógico, a fim de se inteirar da dinâmica e funcionamento da escola e auxiliar nas atividades administrativas da unidade.     Para este cargo, o salário é de R$ 2.690,79. No último concurso, válido até 22 de julho, foram oferecidas 20 vagas e convocados 62 profissionais.