Lançamento do Planejamento Participativo da Educação reúne 400 pessoas

Profissionais da rede municipal de ensino e familiares de alunos se reuniram nesta segunda-feira, dia 17 de outubro, no anfiteatro da Escola Conselheiro Antônio Prado (Etecap), no Jardim Santa Mônica, para o lançamento do Planejamento Estratégico Institucional Participativo (Peip) da Educação. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, compareceu ao evento. Entre os períodos da manhã e tarde, 400 pessoas estiverem presentes.     O Planejamento Estratégico reunirá 550 representantes de todos os setores da educação municipal, o que inclui as famílias dos alunos, para que juntos, elaborem projetos e ações para serem implantados nos próximos anos.     “A realização deste trabalho chega em um momento importante para a Educação, em que estamos concentrando todos os nossos esforços para minimizar os efeitos da pandemia. Deste trabalho vão sair ações que serão implantadas para melhorar ainda mais a qualidade da Educação municipal”, disse o prefeito Dário Saadi.     Também estavam na cerimônia o Secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge, o Secretário Adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti, a Assessora de Planejamento Estratégico, Mariana Martins Volpato e as professoras da Unicamp: Magna Sena Vulcano, Maria Bernadete de Barros Piazzon e Eneida Rached Campos, que serão as responsáveis pela coordenação deste trabalho.     Nos próximos dois meses, os representantes participarão de oficinas para traçar as estratégias e as ações. Espera-se que já no próximo ano esses projetos saiam do papel. As propostas podem incluir sugestões de várias áreas, desde a infraestrutura das unidades, passando pelo pedagógico e a gestão de pessoas, por exemplo.     “Precisamos de uma metodologia que conduza todas as vontades em uma direção comum e que terá força e dinamismo para ser implantada. Não estamos falando de um plano de governo, mas algo que é apoiado pela Prefeitura e pode ser aprimorado por muitos anos”, explicou o Secretário de Educação.       Os alunos do projeto musical "Primeira Nota", desenvolvido pela Secretaria de Educação e Instituto de Artes da Unicamp, se aparesentaram durante o lançamento.