Encontro debate Cultura de Paz com educadores da rede municipal

Falar sobre Cultura de Paz a partir de experiências realizadas na rede municipal de ensino. Este foi o objetivo do evento “Partilha de experiências de Cultura de Paz” realizado nesta terça-feira, 8 de novembro, no Salão Vermelho.  O encontro foi promovido pelas secretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e de Educação, além do PIC - Plano Primeira Infância Campineira.

Os participantes receberam um exemplar do livro “Paz – como se faz” e da “Cartilha de Prevenção e Combate ao Bullying nas Escolas: por uma Cultura de Paz”.

Mário Nicomedes Ramos, coordenador de Prevenção e Combate ao Bullying da Secretaria Municipal de Educação, ressaltou a necessidade da escuta no cuidado com os estudantes, os educadores e os familiares. “A Secretaria de Educação promove ações permanentes nas unidades para a prevenção e combate às violências estruturais. É importante ter espaços seguros para que alunos, educadores e familiares possam se expressar”, disse.

A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, enfatizou que o caminho para a reorganização cidadã passa pela responsabilidade institucional, a da sociedade e a individual. “Os processos de mudança para uma cultura de paz demandam uma divisão de responsabilidade entre esses três pilares, mas principalmente a individual, já que todos nós conservamos dentro de nós o desejo de viver tempos pacíficos”, pontuou.

O encontro também contou com a presença do coordenador do PIC, Thiago Ferrari. Ele falou sobre a importância de contar com políticas de cultura de paz e de comunicação não violenta voltadas para a primeira infância. “Para romper os ciclos de violência, é preciso ter ações voltadas para as crianças. Além disso, o trabalho da escola é essencial neste processo para fazer a escuta das crianças, sabendo que mudanças de comportamento podem ser gerados até em decorrência de violência doméstica, já que as crianças reproduzem de forma muito clara o que vivem em casa”, disse.

O evento foi encerrado com a fala de Marcos Paulo de Oliveira, professor de matemática, EMEF/EJA Edson Luís Lima Souto, partilhando as experiências de cultura de paz com os alunos.