Encerra nesta quinta-feira, 20, o cadastro de vagas na Educação Infantil

Termina nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, o cadastro de intenção de vagas na Educação Infantil 2023, para crianças de 0 a 5 anos. Até o início da tarde desta quarta-feira, 19 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação recebeu 6.282 inscrições. No ano passado, foram realizados 7.572 cadastros. As inscrições foram abertas no último dia 1º de setembro.      A maior parte dos cadastros recebidos, 2.505 são de crianças com idade entre um ano e sete meses até três anos. Em seguida, estão aquelas com até um ano e seis meses. Ao todo são 2.181 inscrições deste público. O menor número de cadastros, 1.596 foram contabilizados para crianças com idade entre 3 a 5 anos.     “A pretensão da Secretaria de Educação é atender todas as crianças cadastradas. A partir de agora, as escolas entram em planejamento para ter a exatidão da demanda que será possível atender em 2023”, explicou o Secretário de Educação, José Tadeu Jorge.     A Secretaria Municipal de Educação vai construir 20 escolas nos próximos dois anos. São 14 creches e seis unidades de Ensino Fundamental. Com isso, o número de vagas na Educação Infantil será ampliado em mais de cinco mil vagas.     Cadastro   Os pais ou responsáveis podem fazer o cadastro pelo endereço eletrônico precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br. Outra opção é procurar presencialmente uma escola de Educação Infantil da rede municipal. A inscrição é uma etapa obrigatória antes da efetivação da matrícula.     Apesar de não ser uma garantia de vaga, o cadastro permite que a criança receba uma classificação em uma das 163 escolas municipais de Educação Infantil ou das 43 entidades colaboradoras. As vagas serão preenchidas de acordo com a disponibilidade e mediante a essa classificação, que obedece a critérios como: inserção em programas sociais, situação de vulnerabilidade, entre outros.     Para fazer o cadastro são necessários: certidão de nascimento da criança, documento com foto do responsável, comprovante de endereço (preferencialmente a conta de água) e Cartão do NIS para os que são beneficiários do programa Bolsa Família.      O cadastro é realizado anualmente. As crianças que completarem quatro anos até março de 2023 são obrigadas, por lei, a cursar a pré-escola.      Atualmente há 44,1 mil crianças matriculadas na Educação Infantil, entre unidades próprias e entidades colaboradoras.