Em 60 dias, Campinas terá canal educativo com streaming na TV aberta

A partir do dia 15 de novembro, Campinas contará com uma TV educativa municipal, coordenada pela Secretaria de Educação. Um canal de streaming também será colocado à disposição, conforme anunciou o prefeito Dário Saadi em live realizada na tarde desta terça-feira, 15 de setembro, em suas redes sociais.

A EducaTV será acessível pelo canal 12.2, em TV aberta, oferecendo conteúdos educativos à população de Campinas e Região. A iniciativa foi definida por Dário Saadi como mais um instrumento para intensificar a recuperação da educação depois dos prejuízos causados pela pandemia.

“A Educação foi muito prejudicada pelas medidas que fomos obrigados a adotar para proteger a população durante a pandemia de covid-19. Passada a pior fase da doença, estamos nos empenhando em ajudar a comunidade, e especialmente os nossos alunos, a fortalecer o aprendizado”, lembrou o prefeito.

Dizendo que o reforço representado pela EducaTV é fundamental, Dário afirmou que “entre todas as ações que já fizemos, como por exemplo o Programa SuperAção, essa é mais uma ferramenta de busca pelo conhecimento que colocamos à disposição”.

O Secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge, afirmou que existia o desejo de facilitar o acesso aos conteúdos educativos, ampliando também as opções para os alunos da rede municipal. “A alteração na lei de telecomunicações, permitindo que uma rede local tenha um segundo canal voltado à Educação, fez com que explorássemos mais essa ideia”, contou.

Os canais, tanto de TV quanto de streaming, serão transmitidos por meio de uma parceria com a EPTV Campinas (afiliada da Rede Globo). A produtora Rio Brasil será a responsável pelo conteúdo. “Ter um canal de TV exclusivamente educativo é um privilégio”, afirmou o diretor de relações institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro, presente ao anúncio da novidade.

O investimento para a manutenção da EducaTV será de R$404 mil mensais e as empresas que ficarão encarregadas da operação foram contratadas por meio de licitações. A grade de programação terá documentários, filmes e entrevistas, entre outros programas. “Vamos levar conteúdo para todas as idades e que possam agregar valores para a totalidade de Campinas e Região”, garantiu Rodrigo Alves, da produtora Rio Brasil.

Em um primeiro momento, a EducaTV terá uma programação restrita, que se repetirá ao longo dos três períodos - manhã, tarde e noite. Serão produções relacionados a temas como história, ciências, atualidades, literatura e matemática, entre outros conteúdos.