Educação Infantil divulgará a seleção de inscritos para vagas em novembro

A Secretaria Municipal de Educação divulga na próxima quinta-feira, dia 3 de novembro, a classificação das crianças que fizeram o pré-cadastro de intenção de vagas para uma escola de Educação Infantil colaboradora (contratada para prestar o serviço para a Prefeitura). No próximo dia 21, será conhecida a lista dos interessados nas vagas em creches da rede municipal.

A classificação pode ser consultada pelo endereço eletrônico consultaescolas.campinas.sp.gov.br. Após entrar na página, selecione a escola onde foi feito o pré-cadastro e em seguida clique em “detalhes”. O próximo passo é clicar em “visualizar lista de espera”. Outra opção é ligar na escola onde fez o cadastro para obter informações sobre o resultado.

As inscrições terminaram no último dia 20 de outubro e neste ano foi registrado uma queda de 10% nos pré-cadastros, se comparado com o ano passado. Enquanto este ano foram recebidos 6.793 pedidos de intenção de vagas para as creches e pré-escola do município, em 2021 foram preenchidos 7.572 pré-cadastros.

Para o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, há alguns fatores que impactaram nos números. “Ampliamos 720 vagas na Educação Infantil no último ano por meio da entrega de três novas creches, além de reformas das escolas já existentes e a contratação de novos profissionais para reforçar o quadro das escolas.”

Outro fator que deve ser considerado é a migração de alunos da rede privada para as escolas municipais durante o período de pandemia. Com a retomada das escolas, já é possível detectar o efeito inverso.

A pretensão da Secretaria de Educação é atender todas as crianças cadastradas. A partir de agora, as escolas entram em planejamento para ter a exatidão da demanda que será possível atender em 2023”, explicou o secretário José Tadeu Jorge.

Atendimento

O maior número de cadastros recebidos neste ano, um total de 2.725, é de crianças com idade entre um ano e sete meses até três anos. Em seguida, vem os que têm até um ano e seis. Ao todo são 2.349 inscrições deste público. O menor número de cadastros, 1.719 foram os de crianças com idade entre 3 a 5 anos.

A Secretaria Municipal de Educação construirá 21 escolas nos próximos dois anos. São 16 creches e cinco unidades de Ensino Fundamental. Com isso, o número de vagas na Educação Infantil será ampliado em até cinco mil vagas.