Curso da EGDS capacita servidores municipais para a Justiça Restaurativa

 

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, em parceria com a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), está desenvolvendo o curso “Formação de facilitadores de círculos restaurativos e de paz”, que se iniciou em 11 de abril de 2022 e tem previsão de término em 1º de agosto. 

 

 

O curso é uma estratégia de capacitação para a promoção e consolidação de práticas de convívio pacificador. Também visa preparar os servidores para o acolhimento e cuidado de pessoas/coletivos em situação de conflito ou em experiência do fenômeno da violência e práticas de trabalho colaborativo. 

 

 

As práticas circulares/restaurativas visam à promoção, restauração e fortalecimento de vínculos humanos e a educação cidadã pelo princípio da corresponsabilidade dos envolvidos. Outra meta é alcançar a reparação de danos, definida a partir das necessidades reais diretamente ligadas ao fenômeno e às pessoas e comunidades.

 

 

Assim, espera-se contribuir para a implementação e consolidação da Política Pública de Justiça Restaurativa no serviço público, ampliando os saberes dos profissionais da Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Educação; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Cultura e Turismo; Esporte e Lazer; Saúde; e Segurança Pública, visando promover a implantação do

Programa de Justiça Restaurativa nas unidades de atendimento ao cidadão e como prática de atuação e integração de equipes de trabalho.

 

 

Os alunos, além da formação teórica, participarão de um “estágio covisionado” no qual poderão aplicar nos territórios (ou unidades de trabalhos) círculos de senso de coletividade/fortalecimento de vínculos, de transformação de conflitos ou com equipes de trabalho.