A Secretaria Municipal de Educação premiou na manhã desta terça-feira, 8 de novembro, os alunos vencedores da 8ª edição do concurso “Carlos Gomes na Escola”. Participaram da seleção 600 alunos de dez anos, que cursam os 5º anos do ensino fundamental em sete escolas da rede municipal.
Dos dez finalistas, cinco receberam como prêmio um troféu e um certificado. Eles foram reconhecidos por apresentarem as melhores redações sobre a vida e a obra do maestro e compositor campineiro Carlos Gomes.
O projeto “Carlos Gomes na Escola”, que deu origem ao concurso, teve início em 2013. De lá para cá, durante o mês de setembro, os estudantes têm encontros temáticos sobre Carlos Gomes, no Salão Vermelho do Paço Municipal, onde aprendem sobre o artista campineiro que encantou o mundo.
Ao final de cada encontro, os alunos são convidados a escrever uma redação sobre a vida e as obras do compositor. Os trabalhos são orientados pelos professores e, depois de elaborados, são encaminhados à Secretaria Municipal de Educação, onde a comissão do Concurso Literário elege os melhores textos. As avaliações são feitas por especialistas na vida e obra do músico.
Carlos Gomes
Considerado o mais importante compositor de ópera brasileiro, Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, no dia 16 de setembro de 1896. Ele foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro Alla Scala, na Itália. Entre suas obras, está a ópera "O Guarani", inspirada na obra do mesmo nome, escrita por José de Alencar.
Vencedores do Concurso Literário
1º lugar
Gabrielle Caroline Ramos – Emef Orlando Carpino
2º lugar
Eduarda Moreira Carrion – Emef Virgínia Mendes Antunes de Vasconcelos
3º lugar
Amanda Queiroz de Araújo – Emef General Humberto de Sousa Mello
4º lugar
Mariana Lis de Oliveira Santarém – Emef Dulce Bento Nascimento
5º lugar
Guilherme Ícaro Vieira Cavalcante de Santana – Emef Raul Pila