Campinas lança curso a distância de Capacitação Movimento Paralímpico

No Dia Nacional do Atleta Paralímpico, o prefeito Dário Saadi, lançou o curso de Capacitação Movimento Paralímpico no formato de Ensino a Distância, destinado a professores de Educação Física, Educadores, profissionais da Saúde e de outras áreas. É uma parceria com o Programa de Educação do Comitê Paralímpico Brasileiro, assinada durante evento nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, na sala Azul da Prefeitura de Campinas.      O curso em EaD é inédito em Campinas e tem como meta atender melhor os alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino e também paratletas que integram programas esportivos de alto rendimento.     Durante a cerimônia, o prefeito Dário Saadi ressaltou a importância do Município oferecer o curso de Capacitação Movimento Paralímpico, onde há convergência entre o profissional capacitado e a pessoa com deficiência. "Estou muito feliz em contribuir com o fortalecimento do Esporte Paralímpico, e mais ainda, ampliar o fator de inclusão das crianças. Capacitar professores de Educação Física, profissionais ligados a Educação, clubes, é uma ação que nos enche de esperança e responsabilidade", afirmou Dário.     A solenidade contou também com as presenças do secretários municipais de Esportes e Lazer, Fernando Vanin e de Educação, José Tadeu Jorge; do diretor do Departamento de Gestão de Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Guimarães; do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson Nascimento; do coordenador do CPB, David Farias Costa; da auxiliar da Educação do CPB, Caroline Oliveira; e de representantes das entidades Adeacamp, Gadecamp, APC e Futsal de Down da Ponte Preta.     A execução desta medida foi alinhada em várias reuniões entre o secretário de Esportes  Fernando Vanin e o coordenador do Programa de Educação do Comitê Paralímpico Brasileiro David Farias Costa.     Para Vanin, é uma oportunidade de crescimento coletivo. "Esta parceria com o CPB é para muito tempo. Vejo potencial para o desenvolvimento de muitos projetos ligados ao esporte e à educação. Temos muito em que avançar", declarou.     Responsável por tornar este e outros cursos do CPB disponíveis a toda a sociedade, David Farias Costa, deficiente visual, enalteceu a necessidade de se solidificar cada passo. "Nós temos  milhões de deficientes e precisamos realizar os sonhos de cada um. Tornar a atividade física algo últil e prazeroso, requer adaptações e capacitação", concluiu David.     Educação     O secretário municpal de Educação, José Tadeu Jorge, demonstrou apoio total a iniciativa que trará significativos benefícios aos educadores que trabalharão diretamente com as pessoas com deficiência. "A qualificação dos profissionais da educação especial é fundamental. Vai tornar melhor o aprendizado com o conhecimento adquirido. Serão bons frutos para a escola e para as crianças”, reforçou.     O vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento, medalha de ouro  na prova dos 200 metros na Paralimpíada de Londres 2012, salientou que o caminho contra o preconceito é quebrar paradigmas. "O curso é uma ferramenta de crescimento. Por acreditar no conhecimento e nos profissionais capacitados, sou medalhista. Este é o caminho", finalizou Yohansson.     Neste 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, o Brasil comemora o décimo lugar no ranking paralímpico. Desde 2012, tem apresentado resultados significativos nas mais variadas modalidades. Segundo estudos dentro do próprio Comitê Paralímpico Brasileiro, o principal motivo desta evolução está diretamente associada a capacitação de profissionais.     A inscrição para o curso Movimento Paralímpico Fundamentos Básicos do Esportes pode ser feita no site www.educacaoparalimpica.org.br. O curso é gratuito.