Campinas amplia alcance da Educa TV e convida mais de 40 cidades à adesão

Campinas vai ampliar o alcance do sinal da Educa TV e, com esse objetivo, o prefeito Dário Saadi apresentou o projeto a prefeitos e secretários de Educação de 44 cidades da região. No encontro, os municípios foram convidados a integrarem a programação e participarem da produção de conteúdos educativos para o canal Educa TV e para o serviço de streaming Educaflix.     Logo de início, 26 cidades aceitaram o convite, entre elas Piracicaba, Elias Fausto e Jaguariúna. O evento foi realizado no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).     “A nossa ideia é expandir e que ela seja construída por todos. O meu desejo é que ela se torne referência para o Brasil”, disse o prefeito Dário Saadi. “A defasagem que tivemos na Educação por causa da pandemia foi enorme, temos de aproveitar essa oportunidade para democratizar a educação”, disse o prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis, que também preside o Conselho da Região Metropolitana de Campinas (RMC).     A Educa TV é um canal exclusivamente de conteúdos educativos que será lançado no próximo dia 15 de novembro, às 18h, em parceria com a EPTV Campinas, que será a retransmissora do sinal. Ao todo serão beneficiados mais de 4,5 milhões de espectadores.     “Temos certeza que poderemos enriquecer a nossa programação com essas parcerias”, afirmou o secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge.     A proposta é que as cidades que aderirem, façam parte da grade da TV por meio de conteúdos que serão veiculados na programação.        Educa TV     A Educa TV é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Campinas com a EPTV Campinas (afiliada da Rede Globo) e a produtora Rio Brasil. Em primeiro momento serão seis horas de programação diária, com reprises. A partir de 2023, as veiculações serão 24 horas.      A televisão educativa funcionará por meio do canal aberto de televisão, o 12.2. Serão oferecidos documentários, filmes, programas de entrevistas, entre outros conteúdos educativos acessíveis aos públicos infantil, juvenil e adulto.      Movimento Educação Sempre     Durante o evento, foi apresentado aos prefeitos e secretários o Movimento Educação Sempre, que teve início há um ano, em Campinas, com o objetivo de mobilizar a sociedade pela Educação. A eles também foi proposto fazer a adesão ao Movimento.     Neste primeiro momento, estão em foco temas como a alfabetização e letramento e o uso adequado das tecnologias nos processos educacionais. Outra meta do movimento é contribuir para que Campinas seja conhecida como uma cidade leitora, criando oportunidades para que a leitura faça parte do cotidiano e do hábito da população.