Alunos municipais têm ateliê de pintura com Leonardo da Vinci e van Gogh

Os alunos das escolas municipais de ensino fundamental (Emef) Maria Pavanatti Fávaro, no Jardim São Cristovão, e Professor André Tosello, na Vila Aeroporto, receberam nesta terça-feira, 4 de outubro, a visita de integrantes do projeto “Pequenos Grandes Pintores”. As duas unidades foram contempladas com pequenos ateliês de pintura móvel, além de um acervo de coleção de livros contando a história dos principais pintores.

Na ocasião, os estudantes assistiram um teatro de fantoches que trouxe como enredo a biografia dos pintores Vicent Van Gogh, Leonardo da Vinci, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Em seguida, participaram de oficinas de desenhos e pintura com carvão, guache, entre outras técnicas.

“Essa visita veio ao encontro do nosso projeto pedagógico deste ano. Estamos trabalhando de forma interdisciplinar o centenário da Semana de 22”, disse a diretora da Emef André Tosello, Silvia Helena Vital.

As estruturas de pinturas, deixadas pelo projeto às escolas, são compostas de pincéis, tintas, lápis de cor, giz de cera e giz de carvão, aventais, papéis coloridos, telas, paletas e cavaletes, banquinhos e tapetes de EVA. As unidades também receberam um conjunto de livros que trazem a biografia de pintores consagrados, além de réplicas famosas de quadros.

Foram beneficiados com a ação 1.300 alunos. O Projeto “Pequenos Grandes Pintores” é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da empresa Brasiliense e produção da Sancell.