Alunos da CEI Professora Noêmia Cardoso Asharh visitam o prefeito

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, teve uma visita muito especial na tarde desta terça-feira, 8 de novembro. Cerca de 35 crianças com idade entre 4 e 6 anos, que estudam no Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Noêmia Cardoso Ashahr, visitaram a Prefeitura, tiraram fotografias e conversaram com o chefe do executivo no saguão do Paço Municipal. A atividade foi intermediada pelo comitê intersetorial do Plano Primeira Infância Campineira (PIC).

A criançada recebeu Dário Saadi com palmas e exclamações de surpresa e quiseram saber, por exemplo, o que é que o prefeito faz. “O prefeito cuida das coisas da cidade, das ruas, das creches, das escolas e dos postos de saúde”, respondeu Saadi.

A visita integra o projeto literário desenvolvido pela professora Talita Badur Corsi Pastore com o agrupamento 3 do período da tarde.

A exploração do livro “Sofia Pimenta, futura presidenta”, de Andrea Beaty, no qual a menina descobre que para conseguir seus objetivos precisa ir à prefeitura levar suas reivindicações ao prefeito, despertou nas crianças a curiosidade “em saber quem é o prefeito de Campinas, o que ele faz, quem são seus ajudantes (secretários), onde fica a Prefeitura da cidade”, contou Talita.

A docente disse ainda que as crianças achavam que a Prefeitura fosse a maternidade da cidade. Viram fotos e se perguntaram “é onde eu nasci?”. Elas também demonstraram curiosidade ao conhecer o brasão da cidade, o mesmo que está em seus uniformes.

De acordo Talita, as crianças realizaram pesquisas, trocaram informações com outra turma e manifestaram o desejo de conhecer o Paço Municipal, sede do governo, e o prefeito. “Elas também fizeram reivindicações para a melhoria da escola, por meio de desenhos. Como professora fui a escriba dos desejos das crianças”, contou. A pasta com o projeto foi entregue ao prefeito pela aluna Gabriele Oliveira.

O CEI Noêmia Cardoso Ashahr fica no Jardim Boa Esperança, região Leste da cidade. Atende cerca de 100 crianças a partir de 1 ano e 8 meses até 6 anos de idade em dois agrupamentos. O agrupamento 2 funciona em período integral e o agrupamento 3 em período parcial.

Sobre o PIC

O Plano Primeira Infância Campineira (PIC) é um instrumento que orienta as ações do poder público para garantir que as necessidades das crianças de zero a seis anos de idade sejam atendidas integralmente.

O foco central do PIC é transformar Campinas numa cidade amigável para as crianças, a partir do conceito de que uma cidade boa para crianças pequenas será boa para todos. Para isso é preciso que pais e cuidadores tenham acesso a programas e projetos para a primeira infância e que as informações sobre o desenvolvimento infantil sejam compartilhadas com toda a comunidade.

Confira o material disponível sobre as ações da Prefeitura de Campinas para a primeira infância acessando os canais de comunicação do PIC: https://www.instagram.com/pic_primeirainfancia/ , https://www.facebook.com/pic.campinas/, Whatsapp - +55 (19) 98254-3612 e https://pic.campinas.sp.gov.br

As ações envolvem investimento em saneamento, cuidados de saúde, educação, assistência social, habitação, planejamento urbano, meio ambiente, mobilidade, entre outras políticas públicas.