A Secretaria Municipal de Educação está de casa nova. Na manhã desta terça-feira, 14 de setembro, o Casarão da Rua Barreto Leme, no Centro, foi inaugurado pelo prefeito Dário Saadi. A cerimônia contou com a presença de autoridades e também com a presença de Marina Soares Queiroz, de 86 anos, que nasceu no prédio centenário, que já abrigou o antigo Colégio Ateneu Campinense.
Atualmente, estão sob o comando da educação municipal 207 escolas, cerca de 70 mil alunos e mais de cinco mil funcionários. Até então, a Secretaria funcionava no 9ª andar do Paço Municipal.
“Essa entrega é importante pelo significado histórico desse Casarão que, depois de ser residencial, sempre foi vocacionado à Educação e por oferecer uma melhor estrutura de trabalho para os funcionários”, pontuou o prefeito Dário.
O secretário de Educação, José Tadeu Jorge lembrou que essa inauguração é fruto de um trabalho que começou na gestão do ex-prefeito Jonas Donizette e da ex-secretária de Educação, Solange Pelicer. “Quando saboreamos uma fruta, muitas vezes esquecemos que um dia ela foi uma semente plantada”.
O Casarão
O Casarão da Barreto Leme já abrigou a primeira Escola Normal de Campinas, o Instituto Lencastre Pedro II e o Colégio Ateneu Campinense. Com mais de 200 anos de existência, a construção do século 19 surgiu nos tempos do Brasil Imperial.
O prédio em alvenaria foi construído em uma chácara de 24 mil metros quadrados, onde morou a família do Barão de Paranapanema e seus descendentes. Entre elas Marina Queiroz, que ficou muito emocionada ao voltar à casa onde nasceu. “Dá saudades, mas é muito bom saber que estão aproveitando bem a casa”, disse
Em 2014, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu o prédio e após uma parceria com o Campinas Decor, ele foi totalmente revitalizado.