Núcleo de Educação Especial - NEE

O Núcleo de Educação Especial (NEE) faz parte da estrutura da Coordenadoria de Educação Básica (CEB) do Departamento Pedagógico da SME é composto por coordenadores pedagógicos e profissionais de apoio técnico.

É responsável por planejar e orientar de forma orgânica e estrutural, em articulação com os Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (NAEDs) os subsídios técnicos e pedagógicos à realização dos Projetos Pedagógicos das escolas, no que diz respeito ao acesso, permanência e construção de conhecimentos pelos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na escola, numa perspectiva da educação especial inclusiva.

O Núcleo de Educação Especial atua de modo transversal e articulado aos diferentes núcleos da CEB, aos NAEDs e demais departamentos da SME, dialogando e identificando as necessidades das escolas, observando as determinações legais, a produção de conhecimento mais recente da área e os indicativos das diretrizes curriculares, para planejar e organizar os serviços e recursos especializados, a produção de materiais adaptados, o assessoramento de orientadores pedagógicos, a formação continuada dos profissionais e as orientações aos profissionais referentes à educação especial.

Assim, o Núcleo de Educação Especial atua diretamente na elaboração, implementação e avaliação dos serviços, recursos e ações especializados para os alunos público alvo da Educação Especial na SME Campinas que seguem:

I - Professor de Educação Especial articulador dos processos inclusivos da Educação Especial nas escolas.

II - Professores de Referência articuladores da política de Educação Especial nos Núcleos de Ação Educativa Descentralizados (NAEDs).

III - Educação Bilíngue de Surdos.

IV - Gestão e Apoio à Inclusão de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (GAIAH).

V - Serviço de Cuidadores.

VI - Serviço de Apoio Pedagógico aos Processos Inclusivos das escolas.

VII - Centro de Produção de Materiais Adaptados (CEPROMAD).

VIII - Transporte Escolar Adaptado.

XIX - Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncional.

X- Formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino em educação especial na perspectiva inclusiva.

XI- Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Especial na perspectiva inclusiva.

XII - Centro Multidisciplinar de Apoio, Pesquisa e Assessoria a Educação Especial Inclusiva (CEMAPA).

Nome: Eliana Briense Jorge Cunha
e-mail: eliana.jcunha@educa.campinas.sp.gov.br