A Assessoria de Informações Educacionais, AIE, desenvolve ações de gerenciamento, inserção e atualização de dados na Secretaria Escolar Digital – SED, das escolas municipais de educação infantil, de ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, das entidades conveniadas e das escolas particulares de educação infantil da rede municipal de ensino de Campinas. Gerencia a inserção e atualiza dados das escolas na Secretaria Escolar Digital – SED: identificação da escola, equipamentos existentes, caracterização e infraestrutura e recursos humanos
É responsável pela conferência e correção de dados migrados da Secretaria Escolar Digital – SED, para o EDUCACENSO/INEP, que é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro, realizado via Censo Escolar anualmente. O Educacenso é uma ferramenta que permite obter dados individualizados de cada aluno, professor, turma e escola, cujos dados é calculado o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, além disso, as matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.
Os dados declarados pelas unidades escolares têm como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola (ficha de matrícula, vida escolar, de enturmação, dentre outros).
A coleta desses dados para o Censo Escolar é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.
Coordenadora: Wania Raquel do Nascimento Teixeira
e-mail: wania.raquel@educa.campinas.sp.gov.br
Fone: (19) 2515-7212 / (19) 2515-7082