A partir desta segunda-feira, 17 de fevereiro, a rotina escolar começa para os alunos de quatro centros de educação infantil do Programa Espaço do Amanhã, localizados nos bairros DIC I, Chácaras Santa Letícia, DIC IV e Jardim Itaguaçu. Cada escola tem capacidade para receber 320 crianças, com idades entre 0 e 5 anos.
Na terça-feira, 18 de fevereiro, será a vez dos estudantes do Campo Florido entrarem pela primeira vez na mais nova escola do bairro para dar início aos estudos. O Programa Espaço do Amanhã entregou à população 16 creches ampliando a oferta de vagas na Educação Infantil em mais 5 mil vagas.
Estão matriculadas nas creches municipais 32.135 alunos, distribuídos em 172 escolas. Nas próximas semanas, outras seis novas unidades começam a funcionar. Elas estão localizadas nos bairros Bosque das Palmeiras, São Luiz, Parque dos Pomares, Itajaí e São Bento. A rede municipal conta ainda outras 44 escolas de educação infantil colaboradoras que atendem pouco mais de 8 mil estudantes.
Cadastro
Apesar de já estar em funcionamento, o cadastro de intenção de vagas para essas unidades, assim como para as que ainda não entraram em funcionamento, continua aberto. "Estamos começando o atendimento nessas escolas e certamente com o passar dos dias todas as vagas serão preenchidas", explicou o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.
Os pais ou responsáveis por crianças de até cinco anos podem fazer o cadastro de duas formas: online, por meio do endereço eletrônico precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br ou, presencialmente, em uma escola de educação infantil municipal ou unidade colaboradora conveniada a Secretaria Municipal de Educação.
O cadastro é uma etapa obrigatória antes da efetivação da matrícula. Para fazê-lo são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança (original), documento com foto do responsável legal, comprovante de endereço (preferencialmente a conta de água), Cartão do NIS para os que são beneficiários do programa Bolsa Família.
As vagas são preenchidas de acordo com a disponibilidade de vagas e considerando a classificação dos interessados. Ela obedece a critérios como: inserção no Programa Bolsa Família, situação de vulnerabilidade, entre outros.