Gêmeas que estudaram no Ceprocamp conquistam vagas em universidades públicas 

 

Aos 18 anos, as gêmeas e ex-alunas do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), Marcela e Júlia dos Santos realizaram um grande sonho: foram aprovadas juntas em universidades públicas renomadas — Marcela em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Júlia em Física na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O caminho de ambas até a universidade contou com muita dedicação e uma ajudinha do Ceprocamp.

 

Marcela e Júlia se inscreveram respectivamente nos cursos de inglês e técnico de administração, com o objetivo de ampliarem suas oportunidades no mercado de trabalho. Durante as aulas, Marcela manifestou para a professora Juliana Morais o desejo de prestar vestibular para ingressar na faculdade.

 

“As aulas eram super didáticas e interativas, a professora me motivou e apoiou quando eu disse que queria fazer o Enem, além de ter dado algumas dicas sobre o funcionamento da prova”, diz Marcela, que é moradora da Vila Vitória.

 

O sonho sempre foi estudar Educação Física na Unicamp, mas era muito difícil de realizá-lo por conta da grande concorrência em uma das universidades mais requisitadas do país. Júlia sempre gostou dos estudos das ciências naturais, o que a ajudou na hora de optar pelo curso de Física. Mas graças às notas obtidas pelas duas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as irmãs conseguiram a tão sonhada aprovação.

 

De acordo com Marcela, o curso de inglês do Ceprocamp ajudou muito durante a realização do exame. “Fui aprovada na Unicamp pelo Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), que destina uma vaga para a maior nota no Enem de cada escola pública, que foi o meu caso. Dentre as áreas de conhecimento da prova, meu desempenho foi melhor em Linguagens, que tinha justamente o conteúdo que aprendi no Ceprocamp”, diz. Sua irmã Júlia também conquistou a vaga a partir da nota obtida no Enem.  

 

A professora do curso de inglês do Ceprocamp, Juliana Morais Belo, destaca que Marcela era uma aluna tímida, mas sempre muito participativa e curiosa. "Marcela gostava das aulas que traziam reflexões históricas e culturais. Ela é a gigante que sempre vi em sala de aula e agora tem um leque muito maior de oportunidades", afirma. 

 

Juliana reafirma a importância do estudo no mundo de trabalho atual. “Bom repertório, professores qualificados, boas políticas públicas e escolas com projetos que incentivem a coletividade, essas coisas podem fazer muita diferença na vida de uma pessoa”, afirma.

 

Para Júlia, viver esse momento com a irmã é ainda mais especial. “Nós só estudávamos na escola, porque eu e ela trabalhamos, então o tempo era muito corrido. Nossa parceria sempre foi perfeita e com certeza ajudou a dar um gás para fazer a prova”, completa.


Os cursos de qualificação profissional do Ceprocamp ainda estão com vagas abertas, são gratuitos, disponíveis para todo público e têm opções de aperfeiçoamento em diversas áreas profissionais.