Região do Oziel recebe o 21º mutirão deste ano para prevenção e combate à dengue

A Prefeitura de Campinas desencadeou na manhã deste sábado, 23 de novembro, na região do Parque Oziel, o 21º Mutirão Municipal de 2024 para prevenção e combate à dengue. O prefeito Dário Saadi esteve no local para acompanhar o trabalho das equipes e conversar com a população. A mobilização conta com a participação de quase 200 pessoas, entre agentes da saúde, trabalhadores de empresa terceirizada para controle de pragas e voluntários.


A meta é visitar cerca de 8 mil imóveis nos bairros Parque Oziel, Gleba B, Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago 2, Jardim Santa Cruz, Jardim Bandeiras 1 e 2, e Jardim São José.


A ação é multissetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa e Emdec. 


De acordo com o prefeito Dário Saadi, todos os mutirões são fundamentais e o mais importante é tentar convencer a população a permitir a entrada do agente de controle da dengue. “O Ministério da Saúde já fez várias pesquisas, de 75% a 80% dos criadouros dos locais onde os mosquitos se proliferam são dentro das residências e dos quintais. Por isso é muito importante as famílias, os moradores, permitirem a entrada dos agentes. E, uma vez por semana, olharem dentro das suas casas, se não tem água parada e um possível criadouro de mosquitos da dengue”, disse. 


O instalador Pedro Henrique Trindade foi o primeiro morador a receber a equipe do mutirão e mostrou estar consciente da importância de manter a residência livre de criadouros. “A gente tenta fazer a nossa parte. Deixamos as garrafas viradas, as plantinhas estão sempre secas, não deixamos água acumular. Acho importante fazer essas operações para conscientizar a população porque eu peguei dengue, fiquei uma semana de cama, muito mal. Depois, você volta para o trabalho com o corpo totalmente ruim. Então, eu não quero mais passar por isso e não quero que outras pessoas também passem”, afirmou.


Dados


O balanço do 21º mutirão será divulgado na próxima segunda-feira, 25 de novembro. 


Os 20 mutirões realizados em 2024 resultaram em 90 mil visitas em  residências de 140 bairros. Até 18 de novembro, a Secretaria de Saúde registrou 120.475 casos e 80 mortes por dengue em Campinas.


Na quinta, 21, a Prefeitura anunciou novas estratégias para enfrentamento à doença entre o fim de 2024 e início do próximo ano. Entre os destaques estão:
- capacitação de lideranças de bairros;
- uso de imagens de satélite da PF;
- uso de IA para aumentar a cobertura vacinal;
- uso de IA para reduzir o percentual de imóveis sem acesso durante ações contra dengue;
- campanha educativa em canais de comunicação;
- reunião com as comunidades religiosas;
- parceria com a CPFL para identificar casas com criadouros e mensagens educativas em contas;
- colocação de aviso nas residências em que as equipes não conseguem entrar.


Ações de 2024 em números - até 8/11

- controle de criadouros: 1.476.622 visitas a imóveis;
- nebulização costal: 209.252 visitas a imóveis;
- nebulização veicular: cobertura de 33.164 imóveis;
- chatbot dengue (até 12/11): 47.885 pacientes foram acompanhados e 16.095 reencaminhados aos serviços de saúde para novas orientações;
- 250 escolas trabalham o tema e pelo menos 63 mil crianças e famílias foram impactadas;
- 94 mil toneladas de resíduos retirados em ações;
- 250 servidores brigadistas;
- 300 servidores capacitados;
- 12 ações de fiscalização integrada;
- 4,5 mil imóveis notificados;
- 108 mil atendimentos na atenção primária de saúde.