Ceprocamp oferece curso gratuito de Desenvolvimento de Games

Não é segredo para ninguém que a tecnologia está em constante evolução, abrindo as portas para profissionais de novas áreas do mercado, e o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) acompanha este crescimento. O curso “Desenvolvimento de Games” é uma introdução para a produção de jogos digitais e também para a área da Tecnologia da Informação de modo geral.

Quem teve a oportunidade de participar deste curso foi Vinícius Kubota, um dos destaques da sua turma que, apesar de não seguir na área, afirma que gostou da experiência. “A ideia do curso é boa. Senti um pouco de dificuldade quando envolvia matemática, mas tiro a "Introdução à computação" como principal aprendizado. Infelizmente não segui carreira na área, mas não levo como um curso qualquer em minha vida”, disse.

O curso já passou por algumas alterações de nome desde sua criação, em 2021. No primeiro semestre do ano de fundação, começou como “Introdução a Jogos”, passando por “Introdução a Jogos e Python” no 1º semestre de 2022 e, desde o 2º semestre de 2022, foi separado em dois cursos diferentes, "Introdução à Programação Python" e "Desenvolvimento de Games", como está até hoje.

Apesar de ser uma área em constante variação, a aceitação do curso foi boa desde o início. É o que conta Alex Seiiti, professor-orientador de informática do Ceprocamp.“Esses cursos já eram oferecidos em algumas escolas particulares de informática e a população passou a ter acesso sem o custo da mensalidade. Com o passar do tempo, a procura diminuiu um pouco, pois várias pessoas interessadas que moram nas redondezas de cada unidade do Ceprocamp, onde são oferecidos esses cursos, já haviam feito as aulas. Mesmo assim, sempre que oferecido, quase todas as vagas são preenchidas”, afirmou.

Alex também relata sobre sua percepção em relação ao interesse das pessoas na área e a etapa em que saem os alunos que concluem o curso. “Há um forte interesse pela área de TI atualmente, mas os desafios para quem quer seguir na área estão maiores também devido às novas tecnologias e inteligências artificiais. Este curso é mais uma introdução ao desenvolvimento. Em seguida, o aluno deve procurar outros cursos ou até mesmo estágio na área para se aperfeiçoar”, finalizou o professor.

Desde a criação do curso, a taxa de alunos que conclui o curso é considerada positiva em relação a outros cursos de Tecnologia da Informação. Ao todo, 182 alunos iniciaram os cursos e 81 concluíram, uma proporção de 45%.

Todos os cursos do Ceprocamp são gratuitos e as próximas vagas devem ser abertas em meados de junho, após a divulgação do edital. Para os cursos de qualificação profissional, com exceção dos mais concorridos, a matrícula é feita sem a necessidade de inscrição prévia. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3731-3650.