Faltam 50 dias para o aniversário e para comemorar seus 250 anos, Campinas recebe 250 presentes

O ano de 2024 representa um marco importante para Campinas. No dia 14 de julho, a cidade comemora seus 250 anos e, para não deixar a data passar em branco, a Prefeitura elaborou um calendário especial, com 250 realizações a serem entregues como presentes para a cidade e sua população. A sexta-feira 24 de maio marca a contagem dos 50 dias para o aniversário de 250 anos de Campinas.

A contagem regressiva com as obras, projetos e atividades que integram a programação dos 250 anos de Campinas, começou no dia 7 de novembro de 2023, com a entrega da primeira fase da esperada reforma do Centro de Convivência Cultural, no Cambuí.

Até 14 de julho, a Prefeitura de Campinas anunciará 250 realizações em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.

As entregas podem ser acompanhadas pelo site https://campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, diz que é uma honra imensa ser prefeito de Campinas nos 250 anos da cidade. “Desde o início da gestão, já investimos mais de R$ 1 bilhão em obras. Campinas merece todas essas realizações, programas e entregas que já estão sendo feitas nestes 250 dias e que vão melhorar a vida das pessoas que moram aqui”, ressaltou.

Destaques das entregas previstas ao longo do período:

Educação

Já começaram a ser entregues as 16 creches "Espaço do Amanhã", um modelo inovador na educação, com 5 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos, em período integral.

Infraestrutura

Entrega de obras de pavimentação e drenagem como da CAM 127, em Joaquim Egídio; do Jardim Itayú; do Parque São Paulo; início da obra de requalificação da Rua José Paulino e a requalificação da avenida Campos Salles, no Centro; e várias outras obras de recapeamento e pavimentação. Também no ano dos 250 anos de Campinas, deverão ser finalizadas a reforma do Mercado Municipal de Campinas, o Mercadão.

Saúde

A celebração dos 250 anos de Campinas também deverá contar com obras fundamentais, como do Centro de Referência de Assistência Integral da Mulher (Craim), o Hospital da Mulher; construção do Centro de Saúde São Vicente e do Centro de Especialidades Odontológicas, no Centro de Saúde Perseu Leite de Barros; a construção do Centro de Saúde Cosmo Sírius; reforma e ampliação do Pronto-socorro adulto do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e a reforma do ambulatório de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

Mais obras, programas e eventos

Neste período de 250 dias também estão sendo entregues outras obras como reformas e construções de outros equipamentos de infraestrutura, saúde, cultura, esportes, lazer, saneamento e mobilidade (como de novos reservatórios de água), acessibilidade em espaços públicos; construção e reformas de praças e áreas de lazer; recapeamento asfáltico; instalação de mais de 300 abrigos de ônibus; entrega de títulos de regularização fundiária; ciclovias do Jardim Florence e do Bela Aliança, galpões na Ceasa; reformas de sanitários em equipamentos públicos; além do lançamento de programas e realização de eventos de vários tipos na cidade.

A marca dos 250 anos de Campinas

O selo "Campinas 250 - Conectada com o amanhã" está sendo utilizado em sites, materiais de divulgação, veículos, uniformes escolares, painéis e diversos espaços pela cidade.

A rede municipal de educação aplicou a marca nos uniformes escolares de 69,7 mil alunos da rede municipal de ensino, do ensino infantil, ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo de 2024.

A Guarda Municipal de Campinas e a Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estão usando o selo do aniversário nas viaturas e uniformes dos guardas municipais e dos agentes de mobilidade urbana.

Lançamento do livro de 250 anos de Campinas

Para o aniversário de Campinas, o jornalista José Pedro Martins escreveu um livro com a história de como a cidade chega aos 250 anos tendo como vocação a ciência, a tecnologia e a inovação. A publicação tem como foco a Campinas do futuro e traz importantes personagens, considerados pioneiros na área de pesquisa e ciência. Também destaca um dos maiores projetos de alta tecnologia do mundo, o acelerador de partículas Sirius, do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPem), em Campinas.

O livro será lançado no dia 14 de julho, na festa dos 250 anos da cidade.