Alunos da EJA/Fumec recebem orientações sobre direitos da pessoa idosa

Com o tema 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA 1), da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), participaram esta semana de atividades de orientação em relação aos serviços disponíveis para a população idosa e Campinas.       O objetivo da ação foi discutir o Estatuto da Pessoa Idosa, com a proposta de garantir um envelhecimento digno. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre seus direitos, esclarecer dúvidas e conhecer os serviços oferecidos pelo município.       Os alunos pertencem às classes descentralizadas da Emef Presidente Floriano e são orientados pelas professoras Karen Peluci e Soraia Guimarães. Também participaram do evento, realizado em parceria realizada em colaboração entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, as diretoras educacionais da Fumec Regional Leste, Josiane Buzioli e Roseli Santana, da coordenadora Setorial de Políticas Públicas da Pessoa Idosa, Karla Borgh, e da assessora Valdirene de Lima Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.     Para José Batista de Carvalho Filho, gerente dos Programas de EJA da Fumec, levar conhecimento aos alunos sobre os direitos dos idosos, independentemente da idade, é uma forma de garantir o respeito ao idoso e contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna. "A Fumec incentiva todas as iniciativas que envolvem as pessoas idosas. O atendimento de qualidade ao idoso é uma das prioridades do prefeito Dário Saadi na pauta das políticas públicas de inclusão no município de Campinas”, afirmou.     Segundo o gerente, além de alfabetizar, a Fumec contribui na formação cidadã dos idosos para que tenham a oportunidade de conhecer os seus direitos e busquem ajuda adequada, como em casos de violência, por exemplo.