A Secretaria Municipal de Educação de Campinas vai oferecer consultas oftalmológicas para 14 mil alunos que estão matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Denominado “Visão do Amanhã”, o programa será realizado em parceria com clínicas oftalmológicas que serão credenciadas pela Educação Municipal.
O Censo Escolar afirma que entre 10% e 20% da população infantil, matriculada na rede municipal de ensino, precisa de algum tratamento relacionado à refração. Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 7,5 milhões de crianças, em idade escolar, tenham algum tipo de deficiência visual e que 25% delas apresentam sintomas.
Entre os principais problemas visuais que as crianças apresentam estão: miopia, hipermetropia, astigmatismo, ambliopia e estrabismo.
A primeira fase do programa "Visão do Amanhã" foi realizada no primeiro semestre deste ano, quando os profissionais da Educação, após formação prévia, aplicaram o teste de Snellen nos alunos, com o intuito de fazer uma primeira triagem.
Visão do Amanhã
O programa "Visão do Amanhã" vai realizar anualmente, sempre no primeiro bimestre, exames de acuidade visual nos alunos da rede. Os estudantes vão fazer uma consulta inicial que incluirá todos os exames necessários.
“Oferecer esse serviço, certamente, contribui para a permanência dos alunos na escola. Sem contar que é uma formar de permitir que todos os estudantes tenham condições de usufruir da escola de forma integral”, disse o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.
Em seguida, quando houver um diagnóstico de possíveis desvios ou inconformidades de visão, será emitida uma receita médica para que seja confeccionada lentes corretivas. Depois de tudo pronto, o aluno retorna ao oftalmologista para ele validar os óculos, que serão cedidos pela Secretaria Municipal de Educação.
O edital de credenciamento para as clínicas foi publicado na última quarta-feira, 4 de outubro, no Diário Oficial do Munícipio, e estará aberto pelo prazo de 60 dias.