A boneca mais popular da atualidade, a Barbie, que ganhou as telas do cinema na noite desta quinta-feira, 20 de julho, tem sido tema de discussões. Além do fime, o brinquedo também ganhou o capítulo “Barbie se prepara para seu novo lançamento: considerações acerca de um filme ainda não estreado”, do livro “Leitura sobre Sexualidade: Gêneros e Infância”.
Escrito por Fernanda Roveri, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a professora doutora Daniela Finco, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),o livro analisa a imagem que a boneca transmite, principalmente para as novas gerações.
“Barbie não é apenas uma boneca no corpo adulto. Um dos aspectos de notoriedade da boneca é a ideia de que qualquer pessoa pode ser como Barbie, ou escolher o que quiser ser”, relata o livro.
Segundo Fernanda Roveri, “a Barbie é a primeira boneca adulta com uma narrativa de vida preestabelecida, com a feminilidade focada em ser meiga e delicada”, explica uma das autoras de um dos capítulos do livro. Ainda de acordo com a análise das autoras, a Barbie traz grandes questões relacionadas ao feminino e masculino, e essa essência nunca se modificou ao longo do tempo.
Barbie - o brinquedo
Os brinquedos estão fortemente ligados ao processo de desenvolvimento infantil e carregam diversos valores. É dentro desse universo que a criança consegue desenvolver, de maneira lúdica e divertida, o processo cognitivo, motor, criativo e social.
Para Fernanda e Daniela, os brinquedos, seus enredos e imagens, ensinam como se relacionar no mundo, como se portar, vestir falar, comer e o que é necessário rejeitar para alcançar o poder do sucesso e da visibilidade social.
É importante saber que os objetos não são neutros e carregam princípios. Ou seja, o brinquedo pode ser olhado como um mediador no qual a criança atribui um significado. Portanto, deve ser feita uma análise de quais valores o brinquedo carrega e como ele contribui para o desenvolvimento da criança.