Palestra e exposição fotográfica destacam importância das brincadeiras livres na infância

As brincadeiras livres - eixo do trabalho pedagógico na Rede Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Campinas - foram destaque em duas atividades da Semana do Brincar propostas pelo comitê intersetorial do Plano Primeira Infância Campineira (PIC). A exposição fotográfica, no Saguão do Paço entre os dias 22 e 26 de maio, e a palestra sobre desemparedamento que ocorreu no Salão Vermelho, no dia 24, evidenciaram a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.     A iniciativa do comitê do PIC revelou o compromisso dos profissionais que atuam na área da primeira infância no município tendo em vista o desenvolvimento integral da criança no aspecto social, emocional, físico e intelectual.     A mostra, além do registro das atividades ao ar livre com as crianças, também apresentou os elementos naturais, trazidos pela creche Menino Jesus de Praga, para entreter os pequenos. As palestras ministradas pela diretora do Instituto Educacional D. Carminha, Patrícia Torres, e pelo orientador pedagógico do Centro de Educação Infantil (CEI) Darcy Ribeiro, Danilo Gama Alves, complementaram a exposição e reforçaram a importância do brincar na primeira infância como porta de entrada para desvendar sensações e sentimentos.     Para a educadora da creche Mãe Cristina, Paula Elisa, o PIC proporcionou momentos de muito aprendizado e troca de experiências. “Tivemos oportunidade para ouvir quem faz do brincar o cotidiano nas unidades. A escola é o local onde as crianças vivenciam o brincar diariamente, ainda mais nessa Semana Mundial do Brincar, que incentiva a interação da criança com a natureza. As falas dos palestrantes foram potentes, carregadas de significados e nos proporcionaram o contato com novas visões, que nos auxiliarão no dia a dia”, detalhou.     Brincar é PIC     O site “Brincar é PIC”, foi lançado em 18 de maio, traz uma série de informações e sugestões relacionadas à importância do brincar para as crianças. Além de apontar os benefícios das brincadeiras livres para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, esclarece que as brincadeiras são a principal forma que elas (as crianças) usam para aprender, explorar o mundo e se expressar.     Acesse o conteúdo pelo link https://piccampinasprimeir.wixsite.com/brincar e entre na brincadeira.