O prefeito Dário Saadi abriu, nesta quinta-feira, 1º de setembro, a Semana da Pátria e as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, com ato solene no Paço Municipal. O ato contou com a presença de autoridades do Exército, do Comando de Policiamento do Interior CPI-2, de secretários municipais e representantes da Câmara Municipal e convidados.
O hasteamento das bandeiras foi a primeira parte da programação. O prefeito hasteou a bandeira do Brasil; o general de Brigada, Agnaldo Oliveira Santos, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada hasteou a bandeira do Estado de São Paulo e a de Campinas foi hasteada pelo vereador Major Jaime, representando a Câmara Municipal.
A banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex) executou os hinos Nacional e da Independência. O Paço Municipal recebeu uma cenografia especial, alusiva ao Bicentenário da Independência. Das 8h30 às 17h, haverá uma exposição de viaturas blindadas e armamentos, promovida pela 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada. A mostra é interativa e aberta ao público.
“A Independência do nosso país é uma data muito importante. Um país que se desligou de Portugal há 200 anos para seguir sua trajetória de independência. É importante nesse bicentenário refletirmos sobre o país que é independente, soberano e que cada dia tem que buscar igualdade do seu povo, igualdade de oportunidades, a sua independência do ponto de vista de igualdade social”, discursou o prefeito.
Dário Saadi disse que no 7 de Setembro, quarta-feira, Campinas terá um desfile cívico-militar com a participação de 48 entidades e escolas e 5.200 integrantes. Entre as corporações que participarão do ato estão o Exército, a Escola de Cadetes, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, escolas públicas e particulares e outras entidades representativas da sociedade civil.
“Campinas tem uma importância histórica no País e nosso desfile de 200 anos tem que ser a altura da cidade. Eu agradeço a todos que estão trabalhando há muito tempo para que na próxima quarta-feira, dia 7, possamos ter um desfile cívico de comemoração, de reafirmar o nosso amor pelo Brasil, ao País que todos amamos e que todos trabalhamos para que possa ser cada vez mais igual e justo”, disse.
São esperadas 20 mil pessoas para assistir ao desfile, que ficou suspenso nos últimos dois anos, por causa da pandemia de covid-19.
Soberania
O general de Brigada, Agnaldo Oliveira Santos, comandante da 11ª Brigada de Infantaria, resgatou em seu discurso, a parte da história da Independência. “É um momento bastante importante para todos nós, orgulho da Nação que pode comemorar a sua independência, a sua integridade territorial e a sua soberania.”
O general falou sobre o momento histórico “em que cada brasileiro tem que reverenciar, com bastante orgulho”. “Feliz é a Nação que pode comemorar seus 200 anos de Independência, de soberania. Uma nação que teve ao longo de sua história, as lutas de independência, preservando seu território, as suas tradições e sua soberania. Orgulhem-se todos nós brasileiros, por esse dia.”
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, agradeceu a todas as forças de segurança e demais envolvidos na Comissão Organizadora. “O prestígio da presença de todos vocês mostra que teremos um 7 de Setembro, um desfile que marcará esse bicentenário de forma muito especial. É uma celebração que vem em um momento especial, mas que queremos que aconteça com toda tranquilidade, segurança e para mostrar a grandiosidade dessa comemoração do bicentenário.”