Centro de Memória da Educação Especial - CMEE

 

O Centro de Memória da Educação Especial - CMEE é o serviço da SME que se propõe a manter viva a história e a memória das pessoas no que se refere à trajetória e construção dos processos inclusivos dos alunos da Educação Especial na Rede Municipal de Educação.

Parte, portanto, do marco histórico de 1990/91, data do primeiro concurso público para professores de Educação Especial, e funde-se na própria história da Educação Especial em nosso país, transitando desde a época da exclusão, onde os alunos de EE ficavam nas entidades ou instituições ditas "especializadas", até os dias atuais, ditos inclusivos, onde todos os alunos convivem igualmente juntos na diversidade das classes regulares da rede. Tem ainda como propósito, resgatar através de documentos, registros fotográficos, publicações e relatos tal memória de lutas e conquistas para todos.

Nosso acervo conta com inúmeros documentos, que juntos delineiam e compõem a política pública de atenção e atendimento educacional, dentre os quais, a saber, por ordem cronológica, a seguir.

Clique nos links para ter acesso ao documento na íntegra.

 

1977 Manuscrito

https://educa.campinas.sp.gov.br/cepromad/sites/default/files/2024-08/1_240814_143703.pdf

  • Manuscrito 1977. Trata do primeiro registro que aponta a existência de crianças matriculadas na RME, fruto das discussões do grupo inicial de professores de Ed. Especial na SME.
  • Manuscrito 1989 (trata da instituição de uma política de EE, partindo da promulgação da Lei Orgânica do município -art. 256, fruto das discussões do grupo inicial de professores de Ed. Especial na SME.

 

1991

https://educa.campinas.sp.gov.br/cepromad/sites/default/files/2024-08/3_240814_144948.pdf

  • Manuscrito 1991 (Projeto Acesso e Permanência do Portador de Deficiência na Rede Pública).

 

1995/2001

https://educa.campinas.sp.gov.br/cepromad/sites/default/files/2024-08/4%20e%206_240814_145206.pdf

  • Manuscrito 1995 (Constituição do Programa de Educação Especial/COPE.
  • Manuscrito 2001/2002 (trata do relato do rompimento da cessão de Professores de Ed. Especial das instituições, com a extinção da COPPE.

 

 

1995 Cartilha

https://educa.campinas.sp.gov.br/cepromad/sites/default/files/2024-08/5_240814_151206.pdf

  • Cartilha impressa 1995 – Programa de Educação Especial (documento considerado nossa “certidão de nascimento” – (digitalizada) – traz as principais diretrizes da política pública de Ed. Especial, embasada nos três eixos principais, a saber: acesso – permanência e sucesso do aluno especial na rede regular de ensino.

 

 

https://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/view/6245/5738

  • Resumo publicado em Anais 2001 sobre a criação da Classe Hospitalar no HMM Gatti, sendo que o último registro publicado em revista indexada pode ser encontrado em :  https://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/view/6245/5738.

 

 

H

https://educa.campinas.sp.gov.br/cepromad/sites/default/files/2024-08/8_240814_151947.pdf

  • Histórico da Educação Especial na Prefeitura Municipal de Campinas (digitado). Traz em ordem cronológica os principais fatos da política pública nos anos iniciais do Programa de Educação Especial.

 

 

seres

https://educa.campinas.sp.gov.br/cepromad/sites/default/files/2024-08/9_240814_152036.pdf

  • Apostila digitada (retirada da Dissertação de Yamamoto, H. 1991) e apresentada como proposta do projeto original da criação do SERES -Setor de Referência e Recursos da Educação Especial, hoje CEPROMAD. O Centro de produção de materiais adaptados é o serviço atualizado e adequado para a atualidade educacional, do antigo SERES – setor de referência e recursos da Ed. Especial, idealizado à partir da dissertação de mestrado da profa. Hitomi Yamamoto, conjuntamente com a Profa. Mires Botelho do Amaral.

 

 

AP

https://educa.campinas.sp.gov.br/cepromad/sites/default/files/2024-08/10_240814_152535.pdf

  • Documento digitado (1998) Atribuições do Professor de Educação Especial – Ensino Itinerante. Este documenta é um dos mais importantes, pois normatiza as competências de atuação do Prof. de Educação Especial na rede, bem como suas competências na unidades escolares.

 

 

Metas

https://educa.campinas.sp.gov.br/cepromad/sites/default/files/2024-08/11_240814_152622.pdf

  • Documento digitado (1998). METAS do Programa de Educação Especial, composta de 9 metas que compõem a política pública de Educação Especial, delineada e adotada no município.

 

 

DO

https://educa.campinas.sp.gov.br/cepromad/sites/default/files/2024-08/12_240814_152751.pdf

  • Cópia xerox (2000).  Lista de aprovados no concurso público para o provimento de cargos de Professor de Educação Especial da SME/PMC (D.O.M. 26/07/2000). Documento que amplia o quadro de professores de Ed. Especial, de 34, para 128 professores nas u.es