Espaço GAIAH

Gestão e Apoio à Inclusão de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação

Acontece em Campinas

Cursos, eventos e atividades voltadas a crianças com altas habilidades / superdotação

  • a familia cezarino
    O Centro de Memória da Educação Básica de Campinas (CMEC) convida a todos(as) para visitar e conhecer a exposição virtual “A Família Cezarino e a Educação em Campinas”

    O Centro de Memória da Educação Básica de Campinas (CMEC) convida a todos(as) para visitar e conhecer a exposição virtual “A Família Cezarino e a Educação em Campinas”.
    A narrativa compartilha a trajetória de uma família de negros educadores e a sua relação com a educação de Campinas, entre os séculos 19 e 20. Além da divulgação de conhecimentos históricos sobre a educação no município, a temática busca dar visibilidade à participação da população negra no desenvolvimento da cidade.
    A visita à exposição pode ser feita por meio do link ou do QR code :

     

    https://campinas.sp.gov.br/sites/centrodememoria/exposicao-familia-cezarino

  • Museu da Cidade/Casa de Vidro abre exposição “Badjines, Os Espíritos da Natureza” no sábado, 23/3
    Museu da Cidade/Casa de Vidro abre exposição “Badjines, Os Espíritos da Natureza” no sábado, 23/3

    A exposição “Badjines, Os Espíritos da Natureza”, do fotógrafo e diretor artístico francês Nicolas Henry, estará aberta ao público de 23 de março até 30 de abril, no Museu da Cidade/Casa de Vidro de Campinas. Os horários de visitação são de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

     

    O projeto foi realizado pela Aliança Francesa de Campinas e pelo Museu da Cidade/Casa de Vidro, com o apoio da Aliança Francesa Brasil, do Institut Français, da Embaixada da França no Brasil, da Air France e da Prefeitura de Campinas.

     

    A exposição é composta por 15 fotos que oferecem ao espectador a poética do trabalho de Nicolas Henry, que durante uma residência em Casamance, uma região do Senegal localizada ao sul da Gâmbia e a norte da Guiné-Bissau, criou representações com uma equipe local feitas da coleta de sementes, conchas, troncos, como também de crenças e rezas. Ao questionar a sua equipe como qualificar as imagens feitas em conjunto, falaram-lhe sobre espírito, o espírito do céu, da terra ou do mar. O que para Nicolas Henry reflete os sonhos e a metáfora de uma harmonia com a natureza é para eles a materialização de espíritos vivos a serem honrados, cultivados e invocados em diferentes momentos da vida.

     

    Nicolas Henry encontrou refúgio nos vales selvagens de Bretagne, atravessando menires, dólmens e lagos de fadas para dar vida às crenças perenes e telúricas das florestas de Huelgoat e dos vales perdidos de Borderhouat. Um estábulo com centenas de cavalos o recebe na floresta de Moulières, e o seu caminho se estende pelos quatro cantos dos nossos territórios. Uma nova jornada o convida ao Sri Lanka, terra das árvores sagradas.

     

    Sobre o artista

     

    Nicolas Henry é graduado pela Beaux-Arts de Paris e pela École Nationale Supérieure d’Art de Paris-Cergy. Ele foi treinado na indústria cinematográfica como diretor de cinema no Emily Carr Institute of Art and Design em Vancouver, Canadá.

     

    Após uma carreira como designer de iluminação e cenógrafo em entretenimento (música, dança contemporânea e teatro), ele viajou o mundo por três anos como diretor do projeto "6 bilhões de outros" de Yann Arthus-Bertrand. Ele então embarcou, em tempo integral, em seu trabalho fotográfico pessoal, viajando pelo mundo para produzir séries que misturam instalações plásticas e retratos fotográficos.

     

    Quando

    Período da mostra: de 23 de março a 30 de abril

    Horário de visitação: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, aos sábados, das 10h às 14h

    Onde

    Local: Museu da Cidade/Casa de Vidro

    Endereço: avenida Heitor Penteado, 2.145, bairro Taquaral, Campinas

    Entrada gratuita

  • foto divulgação teatro nosso irmão
    Nosso Irmão (Artes Cênicas)

    Escrito pelo espanhol Alejandro Melero e com direção de Dan Rosseto, o espetáculo, com montagens na Espanha, Uruguai e Peru, se baseia nos traumas e no humor das relações familiares para convidar ao debate sobre o direito de escolha de pessoas com deficiência ou com transtorno do espectro autista (TEA).

    Nosso Irmão conta a história do reencontro dos irmãos Teresa, Maria e Jacinto, após a morte de sua mãe. Na casa da família, onde a matriarca cuidava de Jacinto, que possui uma deficiência intelectual, as irmãs se envolvem em uma busca pelo testamento, que passa a fazer parte de um jogo de interesses em torno dos bens da família e da guarda do irmão. Ao longo do caminho, os três terão que se conhecer novamente enquanto enfrentam os fantasmas, os conflitos e os segredos de família.

    Com atuações de Regiane Alves, Marina Elias e Bruno Ferian, os três irmãos precisam desfazer suas mágoas para criar vínculos emocionais verdadeiros e enterrar de vez as lembranças de sua mãe. “O jogo cênico criado a partir dos embates psicológicos entre os irmãos, faz do público o voyeur da história, observando as cenas de diferentes ângulos e captando variadas nuances do trio”, afirma o diretor Dan Rosseto. “Me interessa, como diretor, captar a dor humana e este texto é potente em trazer diferentes camadas de cada um deles: os traumas, o humor, as feridas não cicatrizadas e questões familiares profundas”.

    Duração: 90 minutos

    Ficha técnica:

    Autor: Alejandro Melero | Direção: Dan Rosseto | Assistente de direção: Carolina Stofella | Elenco: Regiane Alves, Marina Elias e Bruno Ferian | Cenografia: Kleber Montanheiro | Cenotécnico: Evas Carretero | Figurinista: Priscila Soares | Desenho de luz: Vinicius Hideki | Visagismo: Louise Helene | Produção musical: Dri Barea | Estúdio de gravação: Nascer do Som | Preparador vocal: Gilberto Chaves | Operador de som: Nicolas Guaraná | Contrarregragem: Giovanna Campanharo | Fotógrafo de estúdio: Pino Gomes | Identidade visual: Leonardo Ferrari | Designer gráfico: João Ares | Tradução: Luzia Ainhoren | Assistente de Produção: Marina Branco | Produção Executiva: Fábio Camara e Rodrigo Lopes | Coordenação Geral: Bruno Ferian | Realização: Mercúrio Cultural

    Quando

    16 MARÇO
    SÁBADO

     
    20:00 às 21:30

    17 MARÇO
    DOMINGO

     
    18:00 às 19:30
    Onde

    Teatro do SESI Campinas Amoreiras
        Av. das Amoreiras, 450

  • cartaz divulgação Cinedebate no MIS
    Cinema Gratuito no MIS

    Oiieeee... nesta quarta-feira tem CINEMA GRATUITO no MIS - Museu de Imagem e Som no Centro de Campinas. Se quiser e puder apareça as 19h00 para pegar o seu ingresso gratuito e as 19h30 irá começar. Após vamos debater o que achamos desse filme. Abraço e boa semana.

    Quando

    06/03/2024

    19:30 hs

    Onde

    Sala Glauber Rocha no Museu da Imagem e do Som - MIS

     

    Rua Regente Feijó, 859 - Centro - Campinas SP

  • joão carlos martins
    João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP
    Projeto: Bachiana Filarmônica SESI-SP

    MINISTÉRIO DA CULTURA E FUNDAÇÃO BACHIANA  APRESENTAM "A HISTÓRIA DA MÚSICA" EM ESPETÁCULO GRATUITO EM CAMPINAS 

    Concerto com João Carlos Martins no Teatro Sesi Campinas Amoreiras revela a trajetória musical através de obras de Bach, Mozart, Beethoven, Piazzolla e outros grandes compositores. 

    O renomado maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP retornam a Campinas, interior de São Paulo, para uma única apresentação no Teatro Sesi Campinas Amoreiras. O espetáculo "A História da Música" acontecerá no dia 15 de março, às 20 horas, e será oferecido de forma gratuita por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

    Apresentado pelo Ministério da Cultura e a Fundação Bachiana, o concerto promete uma jornada musical envolvente, contando com a genialidade de compositores que marcaram época. O repertório diversificado abrange desde a obra-prima de J.S. Bach, "Jesus, Alegria dos Homens", até uma interpretação de “Trem das Onze”, como homenagem ao samba paulistano de Adoniran Barbosa. 

    O espetáculo "A História da Música" promete uma experiência única, unindo talento, paixão e a maestria de João Carlos Martins à excelência da Bachiana Filarmônica SESI-SP. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis mediante reserva antecipada.

    Quando

    15 MARÇO
    SEXTA

    20:00
    Onde

      Teatro do SESI Campinas Amoreiras
        Av. das Amoreiras, 450