Viva Campos Sales: requalificação da avenida é entregue à população - 28/06/2024

Como parte das comemorações pelos 250 anos de Campinas, o prefeito Dário Saadi entregou para a população, nesta sexta-feira, 28 de junho, uma nova avenida Campos Sales, mais moderna, acessível, segura e favorável à mobilidade ativa e sustentável. As obras de requalificação da avenida abrangem o trecho entre as vias Lidgerwood e Francisco Glicério. As ações de ampliação da mobilidade ativa foram concluídas em março. A cerimônia de entrega, realizada na altura do monumento em homenagem ao ex-presidente Manoel Ferraz de Campos Sales, na data do seu falecimento, marcou a finalização das etapas de paisagismo e instalação de mobiliário.

A proposta integra o Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC) e de Resgate de Espaços Públicos e envolveram a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e secretarias municipais. Entre os benefícios estão a requalificação da paisagem urbana, a ampliação da acessibilidade, o estímulo à mobilidade ativa e ao comércio.

O prefeito Dário Saadi enfatizou que “a Campos Sales é uma avenida antiga e a requalificação de uma via desse porte é um desafio imenso, que se soma à série de ações em prol da modernização do centro de Campinas. É avançando, na dificuldade, no desafio, que a gente entrega uma cidade melhor. A equipe técnica da Emdec trouxe a experiência técnica da revitalização da avenida Francisco Glicério para o projeto”.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que “a avenida totalmente requalificada está operacional há três meses. Foi um trabalho árduo, que privilegiou a circulação dos pedestres e ciclistas e está gerando mais movimento ao comércio. Este é um dia histórico. Quem ganha é a cidade de Campinas, em especial, a nossa região central”, disse.

“Mais do que uma obra de requalificação, esta é uma obra que humaniza o Centro da cidade e faz diferença para o comércio e todos aqueles que circulam pela região. Trabalhamos de forma contínua, muitas vezes de madrugada, para que o trânsito pudesse fluir normalmente. A avenida foi transformada em termos de luminosidade, mobilidade, segurança e paisagismo”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

“Parabenizo a toda a equipe que teve a coragem de enfrentar a realização de uma obra tão grandiosa. São medidas assim que estimulam a movimentação no comércio e a geração de empregos”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas e presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Adriana Flosi.

Também participaram da cerimônia os secretários municipais Fernando de Caires (Transportes) e Aderval Fernandes (Chefia de Gabinete); o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini e o vereador José Carlos dos Santos (Carlinhos Camelô); o representante da CPFL, Renato Povia Silva; e da Telcomp, Felipe Aguiar.

Uma nova Campos Sales

Em benefício de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, a Campos Sales recebeu novo calçamento, com piso intertravado e nova pavimentação. A acessibilidade foi ampliada: houve instalação de piso podotátil alerta e direcional e rampas. Para os ciclistas, uma nova ciclofaixa foi entregue, com cerca de 0,7 km de extensão.

Os usuários do transporte público coletivo também foram beneficiados. Novos abrigos padrão “Glicério” foram instalados e houve pavimentação em concreto das paradas, com faixa exclusiva para os ônibus à esquerda da via.

Como estímulo ao acesso ao comércio, novas baias de estacionamento foram demarcadas. Também foram sinalizadas vagas exclusivas (idosos e pessoas com deficiência), vagas rápidas, de carga e descarga e de táxi.

A segurança foi ampliada em todo o trecho requalificado, com nova iluminação e instalação de 114 luminárias em LED, novos conjuntos semafóricos, reforço da sinalização horizontal (solo) e vertical (placas). Também foram instalados balizadores de tráfego: tachões separam a circulação entre ciclistas e veículos e esferas foram mantidas em pontos críticos da via.

A Campos Sales também ganhou novo visual, com fiação enterrada. As redes de energia, telecomunicações, dados, semafórica e iluminação pública passaram a ser subterrâneas. As bancas dedicadas ao comércio serão padronizadas: serão 16 ao todo.

Novo paisagismo e mobiliários urbanos completaram as melhorias: 164 floreiras de aço galvanizado, novas lixeiras e bancos de concreto. Houve o plantio de 135 palmeiras de espécies variadas (imperiais, rabo de raposa, elegance, seaforcia, carpentaria, veitia) e cerca de 9,9 mil mudas de flores. Essa etapa foi realizada pela Secretaria de Serviços Públicos.

Como parte do programa de revitalização de terminais urbanos, a Estação Expedicionários, localizada na avenida Expedicionários, também foi requalificada. A nova distribuição das 19 linhas municipais será iniciada neste sábado (29/06).

As obras tiveram investimento inicial de R$ 36 milhões, sendo R$ 5,5 milhões investidos pela Emdec (instalações semafóricas, sinalização horizontal e vertical, acessibilidade, implantação de balizadores, piso rígido, etc.), R$ 14 milhões da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) e R$ 16 milhões da CPFL Paulista. A Secretaria de Serviços Públicos também investiu cerca de R$ 4 milhões em pavimentação, iluminação e paisagismo.