Ampliar a segurança na circulação de pedestres, evitar sinistros (acidentes) e promover a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida. Com esse objetivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantou novos equipamentos semafóricos no entorno do Terminal BRT Santa Lúcia, na avenida Ruy Rodriguez, no Jardim Yeda. A região também recebeu novas travessias, obras de geometria e reforço da sinalização viária.
Os novos semáforos entram em operação a partir das 10h desta sexta-feira, 20 de setembro; e foram instalados nos dois sentidos da avenida Ruy Rodriguez, na altura do cruzamento com a rua Pedro Galhardi.
Os equipamentos contam com botoeiras para acionamento dos pedestres. A sinalização viária horizontal (solo) e vertical (placas) foi reforçada na região. A Emdec investiu R$ 200 mil na implantação dos novos conjuntos semafóricos.
Além do fluxo de pessoas que frequentam o Assaí Atacadista e a loja de departamentos Havan, a região conta com diversos estabelecimentos comerciais e movimentação de pessoas que cruzam os bairros Jardim Santa Lúcia e Novo Campos Elíseos.
Por esse trecho da avenida Ruy Rodriguez, circulam as linhas BRT10 (Ouro Verde), BRT11 (Vida Nova), 116 (Terminal Ouro Verde/Shopping Dom Pedro), 118 (Terminal Ouro Verde), 119 (Terminal Ouro Verde/Shopping Dom Pedro), 125 (Terminal Ouro Verde/Shopping Iguatemi), 131 (Terminal Vida Nova), 132 (Terminal Vida Nova), 133 (Vida Nova), 134 (Terminal Barão Geraldo), 136 (Terminal Vida Nova/Terminal Central), 140 (Terminal Vila União), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 199 (Vida Nova/Terminal Mercado I – Corujão).
Novas travessias
A Emdec também sinalizou dois novos pontos de faixas de pedestres, na altura da rua Pedro Galhardi, próximo à Havan; e do Terminal BRT Santa Lúcia, próximo ao atacadista Assaí. As novas travessias acompanham a linha de desejo dos pedestres que circulam na região.
Gradis também estão sendo instalados no trecho desde a altura da rua Pedro Galhardi até a Rui Abádio Rodrigues para direcionar a circulação de pedestres aos pontos seguros de travessia.
O objetivo é coibir travessias irregulares por dentro do terminal e em suas proximidades, realizadas principalmente pelos moradores que desejam transpor a avenida Ruy Rodriguez. Também houve reforço da sinalização horizontal na região.
Uma ilha de refúgio de pedestres foi executada na travessia mais próxima ao terminal. E a acessibilidade foi ampliada no entorno, com a execução de novas rampas e instalação de piso podotátil.
Vistorias técnicas
Outras melhorias de sinalização estão em andamento no entorno do Terminal BRT Santa Lúcia. A necessidade de melhorar a segurança na circulação de pedestres foi um dos pontos identificados durante vistorias realizadas em pontos críticos para sinistros, no eixo do Corredor Ouro Verde, envolvendo técnicos da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).
Localizado na avenida Ruy Rodriguez, no Jardim Yeda, o Terminal Santa Lúcia integra o Corredor BRT Ouro Verde e conta com área de 12,3 mil metros quadrados. Ele integra o Lote 4, trecho 2 da implantação do BRT Ouro Verde, que compreende a ligação da Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde.