Segurança viária: entorno do Terminal BRT Santa Lúcia recebe mais um semáforo para travessias - 28/10/2024

Mais uma etapa que antecede a operação total do Terminal BRT Santa Lúcia será cumprida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na terça-feira, 29 de outubro. O conjunto semafórico da avenida Ruy Rodriguez, que fica no retorno próximo à entrada do Terminal BRT Santa Lúcia, receberá uma nova fase veicular, no sentido bairro-centro, anterior à rua Abílio José dos Santos.

 

O semáforo começa a operar a partir das 10h e serve para garantir a travessia de pedestres em segurança. Os equipamentos contam com foco para pedestres e botoeiras, que também foram adicionadas nas aproximações existentes.

 

A Emdec investiu cerca de R$ 90 mil na reconfiguração semafórica. A travessia conta com uma ilha de refúgio de pedestres, executada pela Emdec, com acessibilidade (rampas e piso podotátil).

 

A nova fase semafórica pode ser utilizada pelos pedestres que cruzam a avenida Ruy Rodriguez, para acessar a Havan e o Assaí Atacadista, por exemplo. Já para acessar o Terminal BRT Santa Lúcia, há travessias semaforizadas na altura da rua Alberto Melo da Costa e da loja Cobasi. Futuramente, o terminal será fechado, com acesso exclusivo pelas catracas eletrônicas.

 

Por esse ponto da avenida Ruy Rodriguez circulam as linhas 116 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 118 (Terminal Ouro Verde), 119 (Terminal Ouro Verde/Shopping Dom Pedro), 125 (Terminal Ouro Verde/Shopping Iguatemi), 131 (Terminal Vida Nova), 132 (Terminal Vida Nova), 133 (Vida Nova), 134 (Terminal Barão Geraldo), 136 (Terminal Vida Nova/Terminal Central), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 199 (Vida Nova/Terminal Mercado I – Corujão). O Corredor BRT é utilizado pelas linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova).

 

 

Segurança reforçada nas travessias

 

Em setembro, o entorno do Terminal BRT Santa Lúcia recebeu novos equipamentos semafóricos, travessias, obras de geometria e reforço da sinalização viária. As medidas buscaram coibir travessias irregulares por dentro do terminal e em suas proximidades, realizadas principalmente pelos moradores que desejam transpor a avenida Ruy Rodriguez.

 

Os novos semáforos, com botoeiras, foram instalados nos dois sentidos da avenida Ruy Rodriguez, na altura do cruzamento com a rua Pedro Galhardi. A Emdec também sinalizou dois novos pontos de faixas de pedestres, na altura da rua Pedro Galhardi, próximo à Havan; e do Terminal BRT Santa Lúcia, próximo ao atacadista Assaí. Gradis foram instalados no trecho desde a altura da rua Pedro Galhardi até a Rui Abádio Rodrigues para direcionar a circulação de pedestres aos pontos seguros de travessia.