De visitante a servidor
Edson Galdino, ou Edinho como é conhecido, é servidor público e atua no setor de Braille da Biblioteca Pública Municipal "Professor Ernesto Manoel Zink". Deficiente visual por uma doença congênita, ele começou sua história na Biblioteca no final dos anos de 1980, como visitante.
Galdino se define como uma pessoa muito curiosa e com vontade de aprender e mesmo reconhecendo que os desafios para pessoas com deficiência são muito grandes, ele se formou em Letras Português/Inglês e em informática com tecnologia adaptada para pessoas com deficiência visual. Também é especializado em Braille e recursos de acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão. Na Biblioteca, trabalha no atendimento ao público com deficiência visual nos serviços que o setor oferece, com produção e divulgação de material especial na área, além de apoio e incentivo à leitura em Braille e outros formatos acessíveis.
“A biblioteca é um espaço inclusivo, onde as pessoas convivem dentro das suas diferenças”, disse Galdino. Sobre o programa, ele avalia como sendo uma importante iniciativa. “Avalio esse programa como ótimo com certeza irá contribuir de forma muito significativa para o ingresso e a permanência da pessoa com deficiência como servidor público na cidade de Campinas”.
O programa
Entre as principais ações do programa estão promover o acolhimento do servidor com deficiência; definir e adequar as atividades do processo de trabalho, levando em consideração as atribuições do cargo e a deficiência; subsidiar as chefias; acompanhar o servidor durante o seu exercício funcional, entre outras.
“Enquanto instituição, nós temos que estimular que todos os servidores públicos e colaboradores nos ajudem a construir uma Prefeitura cada vez mais inclusiva”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
O vice-prefeito, Wanderley de Almeida, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância de ações como esta para uma sociedade mais inclusiva. “Nossos servidores são implementadores de políticas públicas e é essencial que eles também sejam cuidados. Tenho certeza que este programa trará bons resultados."
Também participaram do evento Gustavo Correa, diretor do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), área que ficará responsável pela gestão do programa; e Regina Danielli Guimaraes, diretora do Departamento de Política, Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DPAIPD).
“A equipe está muito satisfeita com a concretização do Programa e a implementação de mais essa política afirmativa de inclusão, que vai aprimorar o processo de trabalho dos servidores com deficiência na Prefeitura. Essa ação foi desenvolvida após intensa capacitação da equipe de trabalho, além de pesquisa com os Servidores com Deficiência (ScD) para compreensão das suas necessidades”, disse Fernanda Mattos, terapeuta ocupacional e responsável pelo programa.
Hoje, dos 16 mil servidores da Prefeitura de Campinas, 213 se autodeclaram com deficiência.