Prefeitura de Campinas inaugura 6ª creche do Espaço do Amanhã - 29/06/2024

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, inaugurou neste sábado, 29 de junho, o CEI Vereador Ciro Teixeira de Souza, no Residencial Cosmos, distrito do Campo Grande. A creche é a sexta unidade do projeto Espaço do Amanhã, que vai criar mais de 5 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos em toda a cidade.

A creche, que teve investimento de R$ 7,7 milhões, vai atender 320 alunos.

"Eu fui vereador por quatro mandatos e meio, e uma coisa que doía no coração da gente, deve doer até hoje, é chegar no nosso gabinete, ou em qualquer lugar que o vereador vai, uma mãe com uma criança no colo, e falar 'vereador, eu preciso de uma vaga'. agora nós vamos instalar a capacidade real para zerar essa fila", disse Dário.

A unidade no Cosmos tem 1.695 metros quadrados, com oito salas de aula, sala de professores, diretoria, copa e banheiros para funcionários e alunos, depósito de material pedagógico, pátio coberto, cozinha e refeitório, despensa, lavanderia e parque infantil.

Cinco das oito salas de aula serão destinadas para atendimento em período integral e todos os ambientes da unidade possuem acessibilidade.

"Esse prédio maravilhoso é muito mais do que uma creche, é uma possibilidade de garantir dignidade para a população trabalhadora dessa região, uma possibilidade para que as mães possam deixar seus filhos com tranquilidade com a garantia de que vão ter uma educação de qualidade, recebendo uma alimentação de qualidade", disse o secretário-adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti.

Espaço do Amanhã

O programa espaço do amanhã está construindo outras 10 creches em cinco regiões de campinas. As áreas escolhidas para as construções das creches são onde há maior demanda de vagas.

O investimento total nas 16 creches é de R$ 144 milhões, viabilizados com recursos da Prefeitura Municipal de Campinas. Os projetos arquitetônicos e executivos foram feitos por meio de uma contrapartida com a construtora MRV.

Sobre o vereador Ciro Teixeira de Souza

Ciro Teixeira de Souza foi vereador em Campinas por dois mandatos. Ele foi líder do prefeito Lauro Péricles Gonçalves no Legislativo. Foi autor de projetos importantes, como o que deu origem à construção da Concha Acústica no Parque Taquaral. Souza morreu em 2023, após ficar internado por problemas renais. A indicação do nome foi do vereador Luiz Cirilo, que esteve no evento.

A família do vereador também presenciou a inauguração. "A gente está muito feliz e honrado com essa oportunidade, com esse momento de ter essa homenagem tão especial no nome do meu pai. Ele me ensinou desde que eu nasci o que é cidadania e ele não me ensinou falando, ele me ensinou na prática, meu pai era apaixonado por Campinas", disse sua filha, Thabita Maganete.

Unidades do Espaço do Amanhã já inauguradas

• CEI Campo Florido II – Rua Luís José Junqueira Freire, 225 – Residencial Campo Florido II
  • CEI Bosque das Palmeiras – Rua Isilda Lourenço Santos, 721 – Bosque das Palmeiras
  • CEI DIC I – Rua Raul Guilherme Plassmann, 40 - Distrito Industrial de Campinas, DIC I - Conjunto Habitacional Monsenhor Luís Fernandes De Abreu