A plataforma virtual do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes) da Prefeitura de Campinas registra 311 obras, sendo 280 concluídas e 31 em andamento. O investimento público na infraestrutura da cidade ultrapassa R$ 1,83 bilhão. O Mapa de Obras foi lançado em 2023 e disponibiliza informações gerais dos serviços em execução e que já foram concluídos. Também especifica o tipo de projeto e o local onde o recurso público está sendo investido.
A ferramenta permite que o usuário georreferencie as obras em andamento na região onde mora. Para isso, basta inserir o endereço de residência e verificar quais são as melhorias próximas da sua casa. A busca também pode ser feita colocando o nome da obra, por exemplo, Ponte do Jardim Itajaí e clicar na lupa. Depois desse passo abrirá um quadro com informações e fotos das intervenções que foram feitas no local.
Com atualização contínua, a última ocorreu no dia 20 de dezembro, quando foram computadas 311 obras, o cidadão pode acompanhar a evolução do trabalho e fiscalizar o andamento de cada empreendimento em execução acessando http://obras.campinas.sp.gov.br. Essa ferramenta tecnológica, além de dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura é uma forma de controle social e de prestação de contas para a população.
Finalizadas e entregues
Entre as principais obras que foram concluídas e entregues para a população estão as 16 creches do Programa Espaço do Amanhã que geraram cinco mil vagas para crianças de zero a cinco anos de idade.
Pelo Programa meu Bairro Bem Melhor 2, 16 bairros estão recebendo drenagem e pavimentação. Sete deles, que há décadas esperavam por essa melhoria, já tiveram as obras concluídas: Jardim Itayu, Parque São Paulo e um trecho do Jardim Itatinga na Região Sudoeste; Satélite Íris 2, Residencial Campina Grande e Jardim Campina Grande na região Noroeste; Parque dos Pomares (Região Leste) e Parque Centenário e Jardim Monte Líbano, na Região Sul. As obras começaram a ser entregues em 2023.
A conclusão dos dois viadutos que fazem parte do corredor Campo Grande do BRT (Lote 2), um na avenida Transamazônica, sobre a avenida John Boyd Dunlop (JBD) e o outro que fica na altura da Rodovia dos Bandeirantes, melhoraram a fluidez do trânsito.
Ainda dentro do quesito melhoria no tráfego de automóveis, a Prefeitura entregou a alça de acesso do viaduto que liga os bairros Jardim do Vovô e Pacaembu ao Jardim Garcia e Jardim Aurélia. O equipamento que passa por cima da Rodovia Anhanguera ficou fechado por cerca de 15 anos por determinação da Justiça.
A revitalização da avenida Campos Sales foi outro ganho para quem reside ou circula pelo centro da cidade. A obra de requalificação tornou a via mais acessível, segura e favorável à mobilidade ativa e sustentável.
Na área da Saúde foram concluídas as construções das Unidades Básicas de São Vicente, Cosmos/Sírius, Campina Grande e Guanabara. Agora cidade conta com 68 Centros de Saúde (CS). Além disso, foi inaugurado o Centro de Especialidades Odontológicas Noroeste (CEO) em 2023 e, recentemente, o Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM).
Pela Rede Mário Gatti, a Prefeitura inaugurou o Mário Gattinho, primeiro hospital infantil público de Campinas que atende todos os pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Também foi concluída a reforma e ampliação da infraestrutura de atendimento das urgências e emergências do Pronto-Socorro Adulto do Mário Gatti que passou de seis para 14 consultórios.
Também foi finalizada a obra da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que incluiu a construção de mais um andar ampliando o espaço de 980 metros quadrados, para quase 2 mil metros quadrados. Com isso, a capacidade de atendimento da Unacon aumentou de 380 pacientes para 1.180 por semana.
Outra obra de destaque concluída é a primeira etapa da reforma do Teatro do Centro de Convivência Cultural. Nesta fase foi feita a reforma da alvenaria, camarins, áreas de ensaio e de circulação, substituição hidráulica e elétrica, acessibilidade, drenagem e impermeabilização do Teatro de Arena. A segunda etapa está a pleno vapor. Os serviços incluem as novas instalações da luminotécnica, acústica, áudio e vídeo, instalações elétricas e cenotecnia.
Obras em andamento
Outras trinta obras seguem em execução com previsão de entrega no próximo ano. Entre elas estão a reforma do Mercado Municipal (Mercadão), além da drenagem e pavimentação de vias pelo Programa Meu Bairro Bem Melhor 2 em nove bairros da cidade. Ainda constam a ampliação do macrossistema de água e do sistema de esgotamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) San Martin e a implantação do primeiro piscinão (RP-1) do Plano de Macrodrenagem de Campinas na região do Jardim Paranapanema, que deve ser concluída em 2026.