Passeio Ciclístico Solidário combate sedentarismo e arrecada alimentos em Campinas - 30/06/2024

O 4º Pedal Solidário uniu atividade física, solidariedade e conscientização sobre o uso da bicicleta na manhã deste domingo, 30 de junho, no Espaço Afrânio Ferreira Júnior, localizado no antigo Kartódromo do Taquaral, com um percurso de 10 km.

O prefeito Dario Saadi não só prestigiou o evento como também deu exemplo e pedalou parte do circuito. Dário destacou a importância do Pedal Solidário para a conscientização ambiental. "Ao promover o uso da bicicleta, o evento contribui para a conscientização sobre a mobilidade sustentável e redução da poluição. Isso alinha-se com os objetivos de desenvolvimento inteligente, sustentável e melhoria da qualidade de vida urbana. E vale destacar que pedalar, faz muito bem à saúde", reforçou.

Objetivo e acessibilidade

O passeio foi organizado pelo Campinas Bike Clube (CBC) com apoio de grupos e órgãos municipais. O objetivo era estimular o ciclismo e arrecadar alimentos promovendo um senso de solidariedade social entre os participantes. Para participar, cada ciclista doou 5kg de alimentos ou R$ 30. Os alimentos e valores serão destinados ao banco de alimentos da cidade.

Para Anderson Gianetti, vice-presidente do CBC, o sucesso do Pedal Solidário é "reflexo do bom convívio, do bom relacionamento de pessoas que buscaram no ciclismo uma prática esportiva para sociabilizar, fortalecer o desenvolvimento sustentável, aliviar o estresse e ser saudável."

O percurso de 10 km, com a largada do antigo Kartódromo, seguindo até a ciclovia da Norte-Sul e retornando ao Taquaral, foi planejado para proporcionar uma experiência agradável a todos os participantes, não exigindo muito esforço e acessível a ciclistas de todos os níveis.

Pedalar: o "não" ao sedentarismo

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, essa abordagem inclusiva do Pedal Solidário encoraja a participação de um público diverso, promovendo a integração social e o espírito comunitário.

Vanin destacou também que a promoção da saúde com a prática regular de atividades físicas foi um dos principais objetivos do evento. "O passeio serve como um catalisador para que mais pessoas adotem um estilo de vida ativo e saudável, combatendo o sedentarismo e seus efeitos negativos na saúde pública", ressaltou.

Foi sorteada uma bicicleta Mountain Bike modelo Sense One entre os inscritos. Todos os participantes receberam um certificado de participação.