Obras de acessibilidade avançam para o Terminal Vida Nova - 21/01/2025

As obras de ampliação da acessibilidade em terminais mais antigos foram estendidas para o Terminal Vida Nova. A iniciativa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) contempla a instalação de piso podotátil de alerta e direcional.
 
O Terminal Vida Nova já contava com medidas de acessibilidade, que estão sendo ampliadas em virtude da futura integração com o novo Terminal BRT Vida Nova, atualmente na etapa final de obras.
 
Já foram realizados cortes nas plataformas para receber a estrutura de acessibilidade. A etapa atual é a instalação das placas de piso podotátil. As melhorias devem ser concluídas na primeira quinzena de fevereiro.
 
Entre 2023 e 2024, seis terminais urbanos já receberam as obras de ampliação da acessibilidade: Barão Geraldo, Padre Anchieta, Ouro Verde, Itajaí e Vila União, além do Terminal Mercado I. Este último recebeu medidas de acessibilidade no contexto das obras de requalificação do espaço, entregues em junho de 2024.
 
 O piso tátil de alerta (orienta sobre desníveis, obstáculos, plataformas e mudanças de direção) e direcional (guia o usuário no sentido do deslocamento).  
 
O projeto tem investimento de cerca de R$ 197 mil, fruto de contrapartida da empresa BN Zini Publicidade e Promoções. A inclusão do Terminal Vida Nova foi possível a partir de materiais do estoque de reposição. A Emdec está investindo cerca de R$ 77 mil em materiais, equipamentos e insumos. As obras estão sendo realizadas com mão de obra própria.