Museu da Imagem e do Som de Campinas ganha sala dedicada a Hercule Florence - 18/05/2024

O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) ganhou uma sala expositiva inédita e permanente dedicada a Hercule Florence, responsável pela descoberta isolada da fotografia. O novo espaço foi inaugurado na manhã deste sábado, 18 de maio, com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi; do diretor de Turismo, Eros Vizel; e do chefe do MIS, Alexandre Sonego.

A abertura da sala contou também com a presença de fotógrafos, convidados e interessados nos conhecimentos em torno da fotografia e dos inventos de Florence. A cerimônia teve intérpretes de Libras durante todo o evento e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, reafirmando nosso compromisso com a inclusão e a acessibilidade.

O público, em geral, pode conhecer o novo espaço hoje, das 12h às 16h e, durante a semana, de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30; sábados, das 10h às 16h. Domingos e feriados é fechado. A entrada é gratuita.

“Eu quero dizer de ativismo de vocês que fizeram as coisas acontecerem a partir da paixão das pessoas por contar histórias, e por reconhecer a importância da vida de Hercule Florence. Quero agradecer de fato a dedicação de vocês e de trazerem esta exposição para o MIS, um espaço vivo da cidade que apoia cineclubes, exposições, que recebe a visita de coletivos e agora esta nova sala”, destacou a secretária Alexandra.

O projeto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), tem a parceria do Instituto Hercule Florence, responsável pela salvaguarda das obras, registros e escritos do artista, e contará com ações educativas e recursos de acessibilidade.

“O MIS de Campinas acolhe em sua expografia a inauguração da Sala Hercule Florence, corrigindo uma dívida histórica da cidade com uma personagem considerada como um dos precursores da fotografia no mundo e o primeiro e principal no Brasil. Um francês radicado em Campinas. Isto só foi possível graças à Câmera Lúcida e Festival Hercule Florence”, disse o chefe do MIS, Alexandre Sônego.

“A sala nasce com a proposta de torná-la conhecida e acessível, não apenas para os amantes da fotografia. Com essas ações, pretendemos suprir uma lacuna em relação à informação da população em geral sobre a vida e a obra deste importante inventor, que escolheu Campinas para viver”, detalhou Ana Angélica Costa, responsável pela coordenação artística e pela pesquisa, junto com Débora Bruno.

Ricardo Lima, fotógrafo e coordenador geral do Festival Hercule Florence de Fotografia, disse que “ a sala é um presente para Campinas, um espaço que nos convida a redescobrir nossa história e a nos inspirar para o futuro. Que todos possam sentir a força criativa e pulsante que sempre esteve presente neste solo”.

Ele agradeceu a todos que “se juntaram a nós para celebrar a vida e obra de Hercule Florence, um visionário cujas contribuições transcenderam sua época e ecoam até os dias de hoje. Sua capacidade de entrelaçar arte, ciência e inovação fez dele uma figura ímpar na história, e é justamente essa transdisciplinaridade que procuramos honrar e explorar nesta sala”.

Segundo Lima, a sala Hercule Florence não é apenas um espaço dedicado à memória de um grande homem, mas também um convite para que todos, especialmente os cidadãos de Campinas, possam se apropriar desse legado. Hercule Florence não foi apenas um pioneiro na fotografia e nas artes gráficas, mas também um símbolo de criatividade e inovação que sempre foi característica de Campinas.

“Este projeto é o resultado do trabalho e dedicação de muitas mãos e mentes, e representa um marco significativo para o Museu da Imagem e do Som de Campinas. Mais do que um reconhecimento histórico, a sala que hoje inauguramos é um espaço vivo de inspiração e descoberta, onde as múltiplas facetas de Hercule Florence serão apresentadas e exploradas em suas mais diversas vertentes”.

Manuscritos

Os visitantes poderão conhecer a cronologia da vida de Hercule Florence e das experiências relativas à invenção da fotografia por meio de protótipos tridimensionais reconstruídos a partir dos manuscritos originais e acompanhados de vídeos, totens, painéis e QR Codes explicativos.

Haverá também visitas guiadas para estudantes dos ensinos público e privado, uma página na internet com o conteúdo da exposição, material educativo disponibilizado em PDF para download gratuito (além de exemplares físicos com distribuição também de graça), oficinas de reconstrução do método de Hercule Florence, além de oficinas em escolas para estimular a visita à exposição e difundir conhecimentos em torno da fotografia e dos inventos de Florence.

Serviço:

Inauguração Sala Hercule Florence

Data: 18/05 (sábado)

Horário: 12h às 16h

Durante a semana, de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30; sábados, das 10h às 16h. Domingo e feriados, fechado.

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS)

Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro